Documentos preparatórios disponíveis sobre a Cúpula Mundial pelo Futuro são frustrantes

Jose Eli da Veiga comenta que o evento em setembro, na ONU, irá discutir 58 ações, mas muitas de modo superficial

 Publicado: 01/08/2024

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, José Eli da Veiga comenta a realização da Cúpula Mundial pelo Futuro para firmar um pacto de todos os países que estão na Organização das Nações Unidas (ONU) em favor do futuro. A cúpula acontece nos dias 22 e 23 de setembro, na sede da ONU. De acordo com o professor, a mídia não tem dado a importância merecida para o evento, mas nesta coluna a questão do futuro é central, “porque sustentabilidade não tem nada a ver com o curto prazo”.

Os documentos disponíveis na internet com informações sobre a cúpula, segundo o professor, são muito frustrantes. Embora sejam versões ainda provisórias, “já se vê o que em princípio será aprovado nesses dias. Dá uma sensação de que nós estamos muito longe de ter uma organização mundial como a ONU, uma cooperação internacional ou diálogos multilaterais que de fato consigam se preocupar ainda mais em fazer um pacto em relação ao futuro”.

Para Eli da Veiga, é fundamental que “qualquer ideia de pacto pelo futuro firmado por 190 e tantas nações teria que ser uma coisa muito enxuta, centrada em alguns objetivos básicos. […] Mas é exatamente o inverso que a gente encontra. Olhando o documento, só para dar uma ideia, são previstas 58 ações. Eu vou pegar só um exemplo: Pessoalmente, acho que uma das questões mais importantes que uma cúpula desse tipo poderia fazer seria acelerar o processo de superação do PIB como medida de crescimento econômico. Vem de longe essa questão. No entanto, o documento fundamental, que provavelmente será aprovado, não passa de uma afirmação de que é preciso complementar e ir além do PIB. Essa ideia de complementar já vem inclusive da agenda 2030, mas é triste ver um documento como esse que, em dois parágrafos, passa como se fosse uma coisa menos importante das tais 58 ações. Enfim, é assim mesmo, muito complicada essa questão da cooperação internacional”.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.