As mudanças climáticas vieram para ficar e a saúde humana será um dos grandes alvos dessas mudanças

As cidades precisam estar preparadas para eventos climáticos que serão cada vez mais frequentes, afetando principalmente a saúde de seus moradores

 Publicado: 10/06/2024
Por

Logo da Rádio USP

Em sua coluna desta semana, o professor Paulo Saldiva destaca o aumento da ocorrência de eventos climáticos como chuvas e enchentes, suas consequências para as cidades e seu impacto na saúde humana.

“Como exemplo, temos a tragédia recente que está ocorrendo no Rio Grande do Sul. Quando se procura entender a razão deste problema, por vezes se atribui à falta de previdência ou de previsibilidade das autoridades locais. Pode ser que até exista esse componente, mas o que fica muito claro é que as nossas cidades, de forma geral, e principalmente aquelas estão em vales de rios, vão ter que se preocupar com a alteração do regime de chuvas. Haverá períodos, como agora, em que em algumas regiões vai chover demais e, quando acabarem essas perturbações, possivelmente teremos escassez de água.”

Saldiva explica que a saúde das pessoas é uma das grandes preocupações neste cenário: “As mudanças climáticas vieram para ficar e a saúde humana vai ser um dos grandes alvos dessas mudanças. Estamos vendo agora os efeitos diretos da inundação. Há aqueles que se afogaram, ou aqueles que vão ter consequências importantes de estar se mudando para acampamentos, como falta de controle das doenças crônicas existentes, além das alterações da saúde mental. Afinal de contas, ninguém fica indiferente a uma situação como essa. Já vemos também o início da manifestação das doenças infecciosas, principalmente aquelas que são devidas a agentes que são transmitidos por água, já que muitas pessoas tiveram que entrar em águas contaminadas, por vezes com esgoto, para se salvar e tentar salvar os seus bens”.

O colunista dará continuidade ao tema nas próximas colunas, explorando cada um dos efeitos da mudança do clima sobre a saúde humana.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.