Alunos do ensino médio vivenciarão a física na Universidade

Durante uma semana, jovens assistirão a aulas temáticas, visitarão grupos de pesquisa e farão experimentos em São Carlos

21/03/2017 - Publicado há 7 anos
A EFC oferece aulas de física clássica, como magnetismo e óptica – Foto: Divulgação

.
Aulas em nível de graduação envolvendo temas como magnetismo e física moderna, palestras com professores da Universidade e realização de experimentos em laboratórios são atividades comuns no cotidiano de um aluno do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. Mas daqui a alguns meses, alunos do ensino médio também poderão ter essa vivência: a Escola de Física Contemporânea (EFC) é um projeto que reúne estudantes de todo o país para participar de uma semana de atividades, promovendo uma verdadeira imersão na vida de um estudante da área.

O projeto já é realizado anualmente há mais de uma década – antes era chamado de Escola Avançada de Física – e visa disseminar os estudos universitários entre os jovens. “O nosso objetivo é formar cidadãos que possam desenvolver sua máxima capacidade. Não é necessário que o aluno siga na área de física”, explica o professor João Renato Carvalho Muniz, organizador da EFC deste ano. “Queremos dar a oportunidade para os participantes vivenciarem o Instituto, que é reconhecido mundialmente por sua pesquisa, e motivar a busca pelo conhecimento”.

Os alunos visitam os laboratórios e realizam experimentos – Foto: Divulgação

.

A atividade de extensão busca também formas de desmistificar o estereótipo do profissional da física na sociedade e de inserir uma nova visão no campo de trabalho: o curso de ciências exatas também pode formar um empreendedor. Para isso, a Escola quer mostrar formas de aproximar os futuros profissionais das indústrias, através de palestras de ex-alunos do IFSC que estão ativos no mercado atualmente.

A procura pelo projeto é bem alta: em 2016, houve um recorde de 240 inscrições e a expectativa é que esse ano também seja assim. Apenas 30 jovens são selecionados e já é necessário uma grande equipe para atendê-los: entre oito e dez alunos do IFSC são selecionados pelos professores para monitorar os participantes durante todo o dia.

São mais de doze horas de atividades dentro da Universidade todos os dias – Foto: Divulgação

Nos sete dias em que os alunos participam do projeto, a rotina é intensa: ela começa às 8 e termina apenas às 21 horas. Nesse período, são realizadas diversas atividades, como aulas temáticas, palestras, visitação a grupos de pesquisa, experimentos no laboratório de física avançada e, no último dia, os participantes ainda apresentam a uma banca, para a qual todos os docentes do IFSC são convidados, os resultados obtidos durante a semana.

Alunos de diversos estados do Brasil participam do projeto e a seleção é feita pelas condecorações que cada um já recebeu em olimpíadas e outras competições. Além disso, há uma tentativa de deixar as turmas equilibradas, com um balanço entre homens e mulheres e vindos de escolas públicas e particulares. Foi feita uma parceria com a diretoria regional de ensino de São Carlos para divulgar a EFC nas escolas estaduais.

Para participar, há uma taxa de matrícula de R$ 400 que inclui a hospedagem com café da manhã, almoço, jantar, coffee-break, material didático e camiseta da Escola. Os estudantes selecionados podem pedir uma redução ou isenção da taxa, que será analisada de acordo com a disponibilidade de recursos.

Para mais informações, acesse o site da EFC. As inscrições vão até o dia 28 de abril deste ano. A  Escola de Física Contemporânea acontece entre os dias 16 e 22 de julho nas dependências do Instituto de Física de São Carlos (IFSC).