Prêmio de melhor tese em matemática recebe inscrições

Prazo é dia 31 de março; premiação é realizada por instituto da USP, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática

22/03/2017 - Publicado há 7 anos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Vencedor receberá valor equivalente ao de uma bolsa de doutorado da Capes – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
O Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é realizado anualmente pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, com apoio da
Sociedade Brasileira de Matemática, e premia a melhor tese de doutorado na área de matemática defendida no Brasil no ano anterior.

As inscrições para este ano serão recebidas até 31 de março e a cerimônia será realizada no dia 28 de agosto, às 14 horas, no Auditório Fernão Stella Rodrigues Germano do ICMC.

O vencedor receberá o equivalente a uma mensalidade da bolsa de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para se inscrever, o autor ou orientador do trabalho deve enviar o arquivo em formato PDF da tese defendida e aprovada, bem como os artigos dela provenientes, para o e-mail premiogutierrez@icmc.usp.br. Também é necessário enviar um texto, com no máximo 25 linhas, que defenda e justifique, com base em padrões científicos de qualidade, por que a tese merece ganhar o prêmio.

O vencedor da edição de 2016 do Prêmio Gutierrez foi Rafael Montezuma Cabral, pela sua tese Min-max theory for noncompact manifolds and three-spheres with unbounded widths. Nascido no Ceará, na cidade de Fortaleza, Rafael formou-se Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará em 2009, concluiu o mestrado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2011 e, em 2015, o doutorado na mesma instituição, sob a orientação do professor Fernando Codá Marques.

Rafael Montezuma Cabral, vencedor do Prêmio Gutierrez 2016, durante a apresentação de sua tese (foto: divulgação)
Rafael Montezuma Cabral, vencedor do Prêmio Gutierrez 2016, durante a apresentação de sua tese – Foto: Divulgação

Sobre Gutierrez

O prêmio homenageia o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon, que chegou ao Brasil em 1969 para estudar no Impa, onde se titulou mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a Universidade da Califórnia, em Berkeley, e o Instituto de Tecnologia da Califórnia. Após deixar o Impa, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização do grupo de pesquisa em Sistemas Dinâmicos. Em sua carreira, publicou mais de 70 artigos, orientou sete alunos de doutorado e 20 de mestrado.

Para mais informações, acesse o edital ou entre em contato com o Serviço de Pós-Graduação do ICMC pelo número (16) 3373-9638 ou pelo e-mail posgrad@icmc.usp.br.

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC