Evento convida o público a explorar o mundo da geologia com colecionadores e estudiosos

Organizado pelo Museu de Geociências da USP, evento promove feira de colecionadores, roda de palestras, inauguração de exposição e lançamento de livro neste sábado, das 10h às 18h, na Cidade Universitária; entrada é gratuita e aberta ao público geral

29/06/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 11/07/2023 as 13:46
Feira reúne colecionadores de minerais – Foto: Reprodução/Museu de Geociências

.
Você já pensou em explorar as características das gemas e conchas? E que tal começar a montar seu próprio acervo de minerais? O Museu de Geociências da USP está chamando os curiosos e entusiastas dos testemunhos da história da Terra para se reunirem e trocarem experiências com colecionadores e estudiosos da área numa série de atividades gratuitas sobre minerais, gemas, conchas, fósseis e meteoritos. O evento será neste sábado, dia 1° de julho, das 10h às 18h, no Instituto de Geociências (IGc), onde fica o museu, e é aberto ao público.

O objetivo da programação é divulgar a Mineralogia tanto para os alunos de Geologia quanto para a comunidade externa. “Existem muitos acervos e colecionadores desse campo no Brasil, mas atualmente os alunos têm um contato manual menor com as coleções por conta das tecnologias disponíveis para os estudos”, conta Miriam Azevedo, chefe técnica do museu. Para o público geral, as atividades pretendem demonstrar a origem dos diferentes materiais geológicos e como eles estão presentes no nosso cotidiano.

Confira os detalhes de cada atração a seguir:

6ª edição da Feira de Colecionadores de Minerais, Conchas, Fósseis e Meteoritos

Encontre os materiais para começar ou completar seu museu pessoal geológico com os 18 expositores já confirmados da 6ª edição da Feira de Colecionadores de Minerais, Conchas, Fósseis e Meteoritos. É possível trocar, comprar e vender no evento. A feira estará instalada no saguão do IGc das 10h às 16h.

Se você já for colecionador, ainda é possível se inscrever para participar da feira como expositor. Informe neste formulário seus dados pessoais, materiais (minerais, conchas, fósseis e/ou meteoritos) e se você pretende expor, vender ou trocar. É possível fazer uma ou todas as opções. Por conta do limite de espaço, podem ser preenchidas somente mais duas vagas. As inscrições se encerram quando todas forem ocupadas. O critério de seleção é ter, no mínimo, 30 espécimes distintos. Não é permitido expor artesanato. A equipe do Museu de Geociências analisará as respostas em até dois dias para confirmar o cadastro.

Colecionadores na feira de 2022 – Foto: Divulgação/IGc

O expositor que desejar
pode doar uma de suas peças para o museu, o qual não possui verba para adquirir acervo e constrói sua coleção por meio de doações.

Um aviso importante dos organizadores é de que os fósseis comercializados na feira são somente estrangeiros, pois o Brasil não permite esse tipo de venda. Criada em 2018, a feira é originalmente semestral, mas, por conta da reforma do museu programada para o segundo semestre, só terá uma edição neste ano.

Sessão de palestras sobre Gemologia e Colecionismo de Minerais

Depois de passar na feira, você pode acompanhar quatro palestras que acontecerão no Salão Nobre do IGc. Começando às 14h, Daniel Atencio, professor do IGc, irá falar sobre os Minerais-Tipo do Brasil, sendo “mineral-tipo” o primeiro exemplar estudado por pesquisadores que determinou a descoberta da existência de um novo tipo de mineral. Logo após, em Gemas do Rio Grande do Sul, às 14h30, Pedro Juchem, professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trará um panorama sobre a ocorrência de gemas no Estado gaúcho, responsável pela maior produção de ametistas do mundo

Às 15h, Miriam Azevedo, chefe técnica do Museu de Geociências, fará uma apresentação geral do evento, falando sobre o colecionismo de minerais e a formação dos acervos, e a abertura da edição da Exposição Coletiva de Colecionadores Reino Mineral no museu. Por último, às 15h30, o jornalista e editor Carlos Cornejo comentará o lançamento de seu novo livro, Gemas do Brasil, numa palestra conduzida com a participação de Daniel Berringer, gemólogo e autor do prefácio da obra, Álvaro Lúcio, engenheiro de minas e colecionador, Andrea Bartorelli, geólogo e colecionador, e Paulo Amorim, também geólogo e colecionador. Paulo também falará de sua curadoria no livro recém-lançado Alma Mineral: Coleções Mineiras, de Marcílio Gazzinelli.

Museu de Geociências da USP promove atividades para o público neste sábado – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Lançamento do livro
Gemas do Brasil

Às 16h, logo após a roda de palestras, o público será convidado a ir até o Museu de Geociências acompanhar a promoção do livro Gemas do Brasil com sessão de autógrafos do autor.

edição da Exposição Coletiva de Colecionadores Reino Mineral

De volta após 27 anos, desde sua primeira e única edição, em 1996, a Exposição Coletiva de Colecionadores Reino Mineral contará com 25 colecionadores que irão dispor minerais, gemas e impactitos de seus acervos particulares para uma exposição de curta duração no museu, disponível para visitação até 31 de julho. Impactitos são os materiais resultantes do impacto de meteoritos no solo, processo que transforma a composição da superfície afetada no momento do contato, gerando, por exemplo, vidro e alterações nas rochas.

A exposição estará aberta para o público a partir das 10h do dia 1°, mas a inauguração oficial será às 15h, na palestra de Miriam Azevedo.

Em caso de dúvida, entre em contato com o Museu de Geociências da USP pelos telefones (11) 3091-3952 e (11) 3091-4670 ou pelo e-mail mugeo@usp.br. Você também pode acompanhar o museu pelo Instagram (@museudegeocienciasusp) e TikTok (@museudegeociencias).

Dia: 1° de julho, sábado
Local: Instituto de Geociências da USP, Rua do Lago, 562