Quando autorizados pelo Ibama, animais silvestres em ambientes domésticos exigem cuidados especiais

Segundo a médica-veterinária Marta Guimarães, em alguns casos, é possível ter um animal silvestre em casa, desde que o indivíduo apresente uma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama)

 24/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 21/06/2023 as 11:39
Por
Os filhotes de quatis apresentam o instinto de morder e podem ser perigosos aos seres humanos – Foto: Halley Pacheco de Oliveira via Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0
Logo da Rádio USP

Os animais silvestres são classificados como todos aqueles que vivem na natureza e não possuem, ou não deveriam ter, contato com os seres humanos. A exposição desses animais a ambientes domésticos pode ser prejudicial para o desenvolvimento e reprodução de sua espécie. Eles são protegidos pela Lei Federal 9605/98 de crimes contra a fauna e a sua comercialização é considerada crime. 

Ao contrário deles, os animais domésticos, ao longo de seu processo evolutivo, foram adaptados para viverem em lares e apresentam uma alta qualidade de vida nesses espaços. Apesar dessa diferença, milhões de animais silvestres são retirados da natureza para servirem como animais de estimação, de forma ilegal, todos os anos. Marta Guimarães, médica-veterinária do Ambulatório de Aves do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, comenta que, em alguns casos, é possível ter um animal silvestre em casa, desde que o indivíduo apresente uma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

A especialista explica que, quando falamos sobre esses bichos, precisamos analisar a categoria em que eles se encaixam. Isso deve ser feito, pois os cuidados que devem ser direcionados para aves, répteis e mamíferos são diversos entre si. Hoje, os principais animais silvestres que se encontram em lares domiciliares são os papagaios, saguis e jabutis. Os procedimentos para a compra desses animais devem ser realizados por criadores e, com a realização desse processo, o indivíduo se torna proprietário ou tutor. 

Cuidados e Perigos 

É importante entender que os principais cuidados que esses animais necessitam são inerentes à espécie. “Se a pessoa tem uma ave, por exemplo, ela precisa ter certeza de que esse animal não vai fugir, ela precisa garantir que ele tenha bem-estar, que tenha uma boa alimentação e que tenha um espaço adequado para poder se movimentar e para poder circular pelo ambiente. Além disso, eles precisam de outros cuidados, como atenção e carinho”, comenta Marta. 

A professora também reforça que os procedimentos ilegais de “adoção” desses animais podem levar a consequências rígidas aos sujeitos que praticam essa ação, caso haja uma denúncia sobre o caso, multas e processos podem ser direcionados a quem cometeu o crime. Além disso, é interessante analisar que alguns desses animais podem ser perigosos aos seres humanos, a especialista exemplifica com os filhotes de quatis, que podem arranhar, e os saguis que costumam morder as pessoas.

As zoonoses, doenças transmitidas dos animais para os seres humanos, também são um problema que pode ser associado às práticas ilegais.

“A proximidade com as capivaras, por exemplo, pode causar a febre maculosa para as pessoas pelo carrapato estrela encontrado nesses animais e que mantém a bactéria Rickettsia rickettsii e, na dependência do caso, podem acarretar até mesmo a morte de sujeito”, afirma especialista.  Outro ponto importante que pode ser levantado sobre a temática é a exposição desses bichos nas redes sociais, muitas vezes tendo como principal objetivo a autopromoção e a lucratividade. Marta comenta que essa prática é crime e os indivíduos que desejam conhecer esses animais podem suprir essa vontade por meio de práticas legais, como os zoológicos. 

Caminhos 

Atualmente, existem alguns centros de recepção de animais silvestres. Assim, caso esses animais sejam encontrados abandonados, eles podem ser direcionados para esses locais. Um tratamento preventivo costuma ser direcionado para os animais, depois disso, é comum que alguns deles, após cadastro do Ibama, sejam soltos e retornem aos seus habitats naturais. Muitas vezes, esses animais são direcionados aos centros pelo próprio indivíduo que o adquiriu – mesmo que de forma legal -, por este não estar preparado para as mudanças físicas, hormonais e comportamentais que são inerentes ao animal. Além disso, a professora finaliza explicando que, caso o indivíduo queira, de fato, apresentar esses animais em sua residência, é possível se inscrever como criador/mantenedor por meio de processos legais aprovados pelo Ibama e pela Secretaria do Meio Ambiente. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.