USP em São Carlos promove evento de instalação de software livre

Grupo de extensão universitária vai ajudar os interessados em instalar software livre nesta sexta, dia 31 de março, durante o Linux InstallFest

29/03/2023 - Publicado há 1 ano
Evento na USP em São Carlos vai ajudar as pessoas na instalação de software livre – Foto: Freepik

.
grupo de extensão Livre & Open Source (Gelos) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está promovendo a tradicional Linux InstallFest, que vai acontecer no dia 31 de março, sexta-feira, das 12 às 19 horas no campus da cidade. O evento tem como objetivo ajudar as pessoas a instalar software livre, especialmente distribuições GNU/Linux, além de ser um espaço para interação dos estudantes veteranos e veteranas com os alunos e alunas recém-chegados ao campus.

Qualquer pessoa interessada pode comparecer ao vão da biblioteca Achille Bassi do ICMC, o Hiperespaço Loibel, para participar da iniciativa, que não demanda inscrições. Durante a Linux Installfest, os participantes contarão com ajuda dos membros do grupo de extensão Gelos para realizar o processo de instalação. Além disso, haverá um delicioso coffee para os participantes desfrutarem.

Sobre GNU/Linux

O Linux não é um sistema operacional, é, basicamente, uma camada de software que fica entre o sistema operacional, drivers e aplicações e o hardware, sendo tecnicamente nomeado como um “kernel”. Todos os sistemas operacionais utilizam um “kernel”, inclusive o popular Windows.

Por isso, para que o Linux funcione, é preciso instalar um sistema operacional de nível mais baixo, tal como o “GNU”, presente na sigla “GNU/Linux”. Fruto de um projeto, lançado em 27 de setembro de 1983 pelo ativista, programador e hacker Richard Stallman, O GNU é, atualmente, mantido pela Free Software Foundation (FSF). O objetivo do projeto era exatamente criar um sistema operacional parecido com o Unix, chamado GNU, totalmente baseado em software livre.

O termo “GNU” é uma abreviatura para “GNU’s Not Unix” (GNU não é Unix) e também o nome de um animal que representa o projeto, um grande mamífero nativo do continente africano. O GNU é, na verdade, um conjunto de compiladores, gerenciadores de tarefas, editores de texto e, assim por diante, que, juntos, fazem o sistema operacional funcionar. Está presente também em televisores, datacenters, sistemas de segurança, carros e smartphones e tablets. Por exemplo: o Android é baseado em GNU/Linux.

Grupo de extensão Livre & Open Source do ICMC, em São Carlos – Foto: Divulgação Gelos

.
Cultura livre e open source

Com o objetivo de reunir pessoas interessadas por cultura livre e open source, o Gelos tem como missão divulgar e fomentar essa cultura dentro e fora da USP. Por ser um agrupamento de entusiastas pelo tema, privilegia-se a troca de conhecimentos e o apoio, individual e institucionalmente, dos participantes.

Para ingressar no grupo, não é preciso fazer processo seletivo, basta entrar em contato com um dos membros do grupo e manifestar seu interesse. Ao se tornar um membro, você pode, a seu critério: desenvolver ou idealizar novos projetos, contribuir com projetos de outros membros, ou apenas participar das atividades de socialização. Sendo assim, ser membro não implica em obrigatoriedade de comparecimento a todas as ações realizadas pelo grupo.

Para saber mais sobre o grupo de extensão, acesse o site do grupo Gelos: https://gelos.club/sobre o Telegram e o Matrix.

Texto: Denise Casatti e Laura Gazana, da Assessoria de Comunicação ICMC USP