Programa Eixos Temáticos da USP quer estreitar relacionamento da Universidade com a sociedade

Pesquisadores da USP irão atuar em 11 temas baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para contribuir para a formulação de políticas públicas e melhorar a qualidade de vida da população

 04/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 07/04/2022 as 16:46
Por

Lançamento do Programa Eixos Temáticos USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Identificar como a Universidade pode ajudar a resolver grandes problemas sociais com abordagem interdisciplinar, oferecer soluções que possam gerar políticas públicas embasadas no conhecimento produzido e conectar ainda mais a USP à sociedade.  

Esses são os objetivos estratégicos do Programa Eixos Temáticos da USP, lançado oficialmente no dia 4 de abril, em uma reunião realizada na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, em São Paulo.

O programa está dividido em 11 grandes temas, baseados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): Agronegócio, Desigualdades, Democracia, Cidades, Cultura e Artes, Educação, Economia, Energia, Indústria, Meio Ambiente e Saúde.

A proposta é que cada tema seja coordenado por dois professores da USP e reúna até 10 especialistas da Universidade, os “autores líderes”, para criar um conjunto de itens de agenda capazes de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas embasadas no conhecimento, além de subsidiar a mídia, pautando debates e entrevistas de forma a salientar a importância da sustentabilidade, da inovação e da inclusão em vários setores da sociedade. O programa também deverá contar com a participação de pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação.

“A sociedade tem uma grande expectativa sobre o conhecimento gerado na Universidade. Precisamos utilizar essa expertise para contribuir com os vários segmentos sociais, dando subsídios para a tomada de decisão e interagindo com instâncias governamentais e setores empresariais”, destacou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Para a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, “este é um projeto com vocação aplicada e tem o mérito de fazer da USP um instrumento de ação pública, um laboratório da sociedade”.  

 Onze grandes temas do Programa Eixos Temáticos USP, baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O diretor do Instituto de Biociências (IB) e assessor do Gabinete do Reitor, Marcos Buckeridge, explicou como será a metodologia do trabalho, que tem como modelo o Guia para Cidades Sustentáveis, produzido em 2020 pelo Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

“Para cada eixo, fizemos uma atribuição de três ODS. Dessa forma, todos os eixos têm relação transversal com os 17 ODS. E por que escolhemos os ODS? Porque eles abarcam praticamente todos os itens que precisamos para o desenvolvimento, sem afetar o clima, diminuindo a desigualdade. A questão da sustentabilidade é que façamos coisas que afetem o mínimo possível as gerações futuras”, explicou Buckeridge.

A professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e assessora do Gabinete do Reitor, Célia Regina da Silva Garcia, fez a apresentação dos coordenadores de cada um dos eixos.

Tema Coordenadores
Agronegócio Francisco Palma Rennó (FMVZ)
Gerd Sparovek (Esalq)
Cidades João Sette Whitaker Ferreira (FAU)
Pedro Roberto Jacobi (IEE)
Cultura e Artes José Teixeira Coelho Neto (ECA)
Martin Grossmann (ECA)
Democracia Cibele Saliba Rizek (IAU)
Cícero Romão (FFLCH)
Desigualdades Ana Elisa Bechara (FD)
Vladimir Safatle (FFLCH)
Economia Fábio Frezatti (FEA)
Rudinei Toneto Junior (FEARP)
Educação Marcos Neira (FE)
Tadeu Fabrício Malheiros (EESC)
Energia José Roberto Cardoso (Poli)
Suani Teixeira Coelho (IEE)
Indústria João Fernando Gomes de Oliveira (EESC)
Vanderley Moacyr John (Poli)
Meio Ambiente Ana Maria de Oliveira Nusdeo (FD)
Jean Paul Metzger (IB)
Saúde Berenice Bilharinho de Mendonça (FM)
José Sebastião dos Santos (FMRP)

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.