Índios do Xingu são tema de conferência no MAE

Em comemoração à Semana dos Museus, evento vai abordar também arqueologia clássica, os sambaquis do litoral paulista e os índios jê do Sul do Brasil

11/05/2016 - Publicado há 8 anos
Cartaz oficial da 14ª Semana Nacional de Museus - Desenho: Candido Portinari
Cartaz oficial da 14ª Semana Nacional de Museus – Desenho: Candido Portinari

As pesquisas arqueológicas feitas atualmente entre o povo indígena asurini, que fala o tupi-guarani e vive às margens do rio Xingu, no Pará, são o tema da conferência que ocorrerá no dia 17 de maio, às 16h30, durante o evento “Museus e Paisagens Culturais”, promovido pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, em comemoração à 14ª Semana Nacional de Museus. A conferência será proferida pela professora Fabíola Andrea Silva, do MAE. Nela, Fabíola analisará a trajetória da ocupação da Amazônia oriental, desde o século 19 até hoje.

O evento “Museus e Paisagens Culturais” terá atividades nos dias 17 e 18 de maio. No dia 17, além da conferência sobre os índios asurini, haverá dois painéis. Às 9h30, o primeiro painel – com participação da professora Maria Cristina Bruno, diretora do MAE – abordará a interdisciplinaridade nas atividades acadêmicas dos museus. O segundo painel, às 14 horas, apresentará as ações comunitárias que o MAE realiza atualmente na comunidade São Remo, vizinha à Cidade Universitária, em São Paulo.

Já no dia 18 haverá três painéis. O primeiro deles, às 9 horas, abordará a arqueologia clássica, as pesquisas nessa área feitas pelo MAE e a sua divulgação. Em seguida, os participantes farão visita à exposição “Viver na Cidade Grega Antiga”, em cartaz no MAE. O segundo painel, às 14 horas, discutirá as pesquisas arqueológicas realizadas no litoral de São Paulo, com destaque para os sambaquis – depósitos de materiais orgânicos e calcários acumulados por comunidades pré-históricas. Os índios jê do Sul do Brasil são tema de debates do terceiro painel, que começará às 16h30.

O evento é gratuito. O MAE fica na avenida Professor Almeida Prado, 1.466, na Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-4905 e pelo e-mail mae@usp.br.