“Binge drinking”, uma prática perigosa

João Paulo Lotufo afirma que “a vida não é só balada, nós temos muita coisa de útil para fazer, como ajudar o próximo”, sobretudo num momento tão difícil como o atual

 30/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 06/04/2021 as 12:43
Por

lotu

Logo da Rádio USP

O projeto Dr. Bartô e os Doutores da Saúde continua trabalhando como nunca neste período de pandemia, sempre no combate ao uso de álcool e drogas. Em recente aula virtual no curso de pós-graduação na Faculdade Luterana de Teologia, na região Sul do País, foram mostradas as experiências positivas do projeto do Hospital Universitário da USP para ajudar principalmente os jovens que vivem nessas cidades.

Um dos temas abordados foi o binge drinking, o excesso de bebida em festas entre jovens, como a Oktoberfest, em Blumenau. “Recentemente estamos acompanhando as constantes festas funks ou festas clandestinas, que estão ocorrendo em plena pandemia.” Segundo João Paulo Lotufo, a parte social é muito importante neste momento e várias entidades sociais estão ajudando não só com a distribuição de cestas básicas, mas também com a entrega dos livretos do Dr. Bartô para atender à criança e ao adolescente em casas de apoio, comunidades, entre outros locais.

Muitas pessoas estão passando fome nestes tempos, por isso ajudar o próximo é tão importante, daí a necessidade também de se incluir os jovens nessas ações. A vida não é só balada, e é bom que se aprenda isso cedo, diz o colunista.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.