Escola de Enfermagem lança site de capacitação em parada cardiorrespiratória

Unidade da USP em Ribeirão Preto desenvolveu plataforma on-line para leigos e profissionais da saúde

19/09/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Site traz informações sobre o atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória – Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

.
O atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) é um dos mais difíceis e angustiantes eventos, segundo profissionais da área da saúde. No Brasil, é grande o número dessas vítimas: 30% das mortes são por causas cardiovasculares, resultando em quase 300 mil óbitos por ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Para capacitar profissionais envolvidos no atendimento de vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), a professora Andrea Bernardes, a mestre Anazilda Carvalho da Silva e a mestranda Camila Santana Sampaio, todas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, desenvolveram uma plataforma on-line.

Segundo Anazilda, para profissionais da saúde, a plataforma pode ser utilizada como material de estudo e atualização, assim como material complementar para atividades realizadas em sala de aula. Enquanto que, para leigos, a ferramenta pode enriquecer os conhecimentos, já que disponibiliza informação de forma acessível.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dá ênfase ao atendimento da vítima de PCR, pois contém informações e o passo a passo de como realizar os primeiros socorros, tanto para profissionais quanto para pessoas leigas. Visa também a aprimorar o conhecimento e colaborar com a melhora da qualidade da assistência ao paciente adulto em Parada Cardiorrespiratória.

O site é dividido em sete módulos: Aspectos Históricos, Anatomia e Fisiologia, Biossegurança, Conceitos, Algoritmos, Simulação e Questões. Esses módulos possibilitam um acesso de forma independente e no ritmo do visitante, que avança ou retrocede quando quiser.

Anazilda ainda destaca a relevância desse tipo de plataforma: “a autoaprendizagem de PCR por meio de vídeos e/ou módulos em computador é uma alternativa atual e recomendada pela American Heart Association para a instrução de profissionais e leigos”.

O AVA faz parte da dissertação de Anazilda que tem como título Desenvolvimento de Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Capacitação em Parada Cardiorrespiratória, defendida em agosto deste ano no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental.

A plataforma online de capacitação em parada cardiorrespiratória pode ser acessada gratuitamente aqui.

Mais informações: email anazilda.ale@uol.com.br

Stella Arengheri/Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto