Com prova adiada, inscritos em transferência para a USP têm mais tempo para estudar

Exame realizado pela Fuvest foi adiado para o dia 6 de dezembro e, enquanto aguardam a prova, inscritos podem conferir provas e gabaritos de exames anteriores

22/06/2020 - Publicado há 4 anos
Fuvest disponibiliza acervo de provas do exame de transferência de anos anteriores [clique na imagem para acessar]- Foto: Reprodução/Fuvest
.

A prova de pré-seleção de transferência para alunos de cursos superiores que pretendem mudar para os cursos de graduação da USP, prevista antes para final de junho, foi adiada para o dia 6 de dezembro de 2020 por causa da quarentena ainda em vigor pela pandemia do novo coronavírus. Os locais de prova serão divulgados no site da instituição com um mês de antecedência, em novembro, pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo exame de transferência.

Enquanto aguardam a prova, os inscritos podem obter informações de concursos anteriores e visualizar as questões e gabaritos para se familiarizar com o processo. A Fuvest disponibiliza o acervo de exames que são realizados desde 2001 e, em cada ano, é possível ver arquivos no formato PDF com a prova exatamente como foi aplicada, com as questões e as alternativas de respostas nas três áreas de estudo solicitadas (Exatas, Humanas e Biológicas). Assim, o candidato pode simular como se estivesse fazendo a prova, assinalar as respostas que considera corretas e depois conferir com o gabarito disponível na página. O exame tem 80 questões do tipo teste de múltipla escolha, com cinco alternativas, e o programa das matérias do exame consta no Manual da Transferência.

Todos os anos, a USP realiza o processo de transferência para ocupar as vagas remanescentes em diversos cursos de graduação. Podem participar os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior do País, inclusive da USP, exceto graduandos de cursos sequenciais e de curta duração.

Para o ano letivo de 2021, os candidatos à transferência vão concorrer a 614 vagas, sendo 135 vagas para Biológicas, 391 vagas para Exatas e 88 para Humanidades. Os cursos que mais têm vagas disponíveis são Engenharia do Petróleo (41), em Santos, Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (34), em São Paulo, Licenciatura em Matemática – Noturno (31), em São Paulo, e Bacharelado em Física – Noturno (31), também em São Paulo. O processo de inscrição foi encerrado em maio.

.

Prova de pré-seleção de transferência para a USP

Divulgação dos locais de prova: 6 de novembro de 2020
Prova de Pré-Seleção: 6 de dezembro de 2020, das 13h às 17h