Núcleo de empreendedores da USP ajuda a dar os primeiros passos de uma startup

Núcleo de Empreendedores da FEA-RP lança o Startup Express para empreendedores colocarem em prática suas ideias

24/06/2020 - Publicado há 4 anos

Ideias não faltam. Colocá-las em prática é outra história. Muitas vezes uma boa ideia morre apenas na ideia porque os primeiros passos para viabilizá-la são desconhecidos. Criar uma startup, a princípio, pode parecer difícil se o empreendedor não sabe o que fazer para tornar concreta a ideia.

E, para isso, não existe uma fórmula mágica e toda iniciativa é um caso à parte devido às suas particularidades. No entanto, algumas premissas precisam ser cumpridas, etapas precisam ser vencidas. É o que mostra o Startup Express, iniciativa do Núcleo de Empreendedorismo, criado por alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP.

Enzo Prezoto, aluno do terceiro ano de Economia Empresarial e Controladoria da FEA-RP, integra o Núcleo de Empreendedorismo e presta assessoria na área. Ele coordena o programa de aceleração StartYou, criado pelo núcleo, para ajudar os iniciantes em startups.

Prezoto explica que é fundamental dar o direcionamento correto para o sucesso da startup e diz que o perfil do empreendedor tem que ser alguém com estrutura emocional para lidar com os percalços e dificuldades no trajeto da construção do empreendimento. “É fundamental que o empreendedor saiba correr riscos”, garante.

O isolamento social está redesenhando muitas atividades econômicas e isso pode ser a oportunidade para o surgimento de novas startups. Prezoto indica que áreas como hotelaria e viagens, que foram duramente impactadas pela pandemia, podem oferecer oportunidades para criação de startups.

Para aproveitar essas ideias, que podem surgir em função da crise, o Startup Express foi lançado para ajudar o novo empreendedor a dar os primeiros passos no negócio. O evento é on-line. As melhores ideias poderão ser aproveitadas pelo StartYou e passará a ter mentoria durante quatro meses, entre outros benefícios.

Você pode conhecer mais sobre o projeto no portal www.fearp.usp.br.

Ouça no player abaixo a entrevista completa com Enzo Prezoto ao Jornal da USP no Ar – Edição Regional

Logo da Rádio USP

.