Projeto leva educação ambiental à população de Batatais

Iniciativa da Fundação José Lazzarini atinge estudantes e produtores agrícolas

13/11/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente É o Meio desta quarta-feira, 13 de novembro, conversa com o biólogo Fábio Pereira Picinato sobre programas de educação ambiental da Fundação José Lazzarini, com sede na cidade de Batatais, interior do Estado de São Paulo

A ONG, criada em 2003, atua na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Campinho da Paz por meio de projetos de educação ambiental para crianças de até 14 anos e, também, para a população.

São realizados projetos como, por exemplo, Batatais Educação Ambiental (Batea), que conta com oficinas para alunos e professores das redes municipal, estadual e particular, e Projeto Social Pinóquio, voltado para adolescentes de 11 a 14 anos em situações de risco. Segundo o biólogo, “o objetivo principal é a educação ambiental, trocar experiências com pessoas que estão nessa área, tanto do meio acadêmico como do estudantil”.

Picinato conta que a Fundação José Lazzarini possui um viveiro para reflorestamento do Cerrado e da Mata Atlântica, com mudas típicas da região de Batatais e Ribeirão Preto, como jenipapo, jatobá, jaracatiá e araçá, espécies que, segundo o biólogo, estão desaparecendo da região.