Busca pioneira por planetas fora do nosso sistema solar rendeu Nobel de Física

Primeiro exoplaneta orbitando uma estrela solar e descobertas em cosmologia contemplam cientistas que dividiram o Nobel de Física 2019

 11/10/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na terça-feira, 8 outubro, foram anunciados os vencedores do Nobel de Física. Este ano, o prêmio foi dividido: metade para a dupla Michel Mayor e Didier Queloz, pela descoberta do primeiro exoplaneta orbitando uma estrela como o nosso sol, e metade para James Peebles, por trabalhos em Cosmologia. Mais uma vez, como tem sido frequente, um Nobel de Física vai para um trabalho relacionado à Astronomia.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner comenta a trajetória dos pesquisadores laureados, e como eles ajudaram a mudar nossa concepção sobre o Universo.

Ouça mais detalhes clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.