Você conhece bem o número Pi?

O Dia do Pi (Pi Day) é comemorado em 14 de março – 3/14, em inglês, em alusão à razão entre a circunferência de um círculo com o seu diâmetro, que é, aproximadamente, 3,14159

 14/03/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 28/06/2019 as 11:15
Por

O Dia do Pi (Pi Day) é comemorado em 14 de março – 3/14, em inglês, em alusão à razão entre a circunferência de um círculo com o seu diâmetro, que é, aproximadamente, 3,14159. O número foi encontrado pela primeira vez no século III antes da era comum pelo matemático grego Arquimedes.

Dia do Pi: em inglês, a grafia do dia 14 de março - 3/14 - se tornou uma alusão à razão entre o comprimento e o diâmetro de um circunferência. (Foto: Koka Sexton/Flickr/CC-BY-2.0)
Dia do Pi: em inglês, a grafia do dia 14 de março – 3/14 – se tornou uma alusão à razão entre o comprimento e o diâmetro de um circunferência. (Foto: Koka Sexton/Flickr/CC-BY-2.0)

Por ser a razão entre o comprimento e o diâmetro de uma circunferencia, o Pi está na base de variados fenômenos matemáticos. Está envolvido em todas as funções trigonômétricas. E como as funções trigonométricas são funções periódicas, o Pi aparece em todas as descrições matemáticas de fenômenos naturais que são cíclicos: o movimento da Lua em torno da Terra, a translação da Terra em torno do Sol, as atividades noturnas e diurnas dos seres vivos, a própria frequência da respiração.

Neste dia em que se comemora o Pi, o professor Cláudio Possani, do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP), bate um papo descontraído com o Núcleo de Divulgação Científica da USP. Ele conta algumas curiosidades sobre esse número irracional que já chegou à casa dos 8 quatrilhões de dígitos, mas sobre o qual se espera descobrir muito mais. Ouça o podcast:

Reportagem: Tabita Said / Núcleo de Divulgação Científica 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.