Curso gratuito em São Carlos ensina conceitos básicos de astronomia

Inscrições devem ser realizadas até 14 de março; são 50 vagas

 11/03/2019 - Publicado há 5 anos
Curso de astronomia é voltado para todo o público interessado, sem necessidade de formação prévia no assunto – Foto: NASA/Langley Research Center

 

Ser curioso, estar interessado nos conhecimentos que cercam o universo e ter mais do que 14 anos de idade são os únicos requisitos para participar de um minicurso sobre astronomia. Ele é oferecido pelo Observatório Dietrich Schiel, que integra o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos.

“A nossa ideia é levar os conceitos de forma mais acessível”, resume André Luiz da Silva, astrofísico que irá ministrar as aulas junto ao físico Jorge Hönel, durante oito tardes de sextas-feiras, das 15 às 17 horas, entre os dias 15 de março e 10 de maio.

O Introdução à Astronomia quer atrair os mais curiosos e interessados no assunto e, segundo André Luiz, o público é bem diversificado. “Recebemos alunos do ensino fundamental, do ensino médio, donas de casa, aposentados, entre outros. A astronomia gera um fascínio independente da idade.”

A cada aula é desenvolvido um tema. “É para se ter uma ideia geral da astronomia, desde as estações do ano até outros assuntos sobre o universo”, completa o astrofísico.

Para se inscrever, os interessados devem solicitar o formulário eletrônico pelo e-mail cda@cdcc.usp.br ou pelo telefone (16) 3373-9191, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. As inscrições vão até o dia 14 de março e serão oferecidas 50 vagas.

Gratuito, o minicurso oferece ainda, para quem estiver presente em pelo menos sete das oito aulas, um certificado de participação. Segundo André Luiz, no segundo semestre haverá uma nova turma para o horário noturno. E os planos vão além: ele e Jorge planejam ofertar oficinas de astronomia prática, em breve.

O Observatório Dietrich Schiel fica no campus 1 da USP em São Carlos. O acesso para pedestres é próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Acesse neste link o mapa.

Mais informações: (16) 3373-9191.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.