Pesquisa mostra como o som interno em carros híbridos poderá ser modificado

Sistema desenvolvido por engenheiro acústico permite alterar a percepção auditiva no interior de um carro híbrido

13/12/2018 - Publicado há 5 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

Os carros híbridos – movidos a gasolina e eletricidade – têm entre outras características serem menos poluentes e silenciosos, tanto interna quanto externamente. Mas a percepção auditiva no interior destes veículos pode ser alterada de acordo com a necessidade do motorista ou dos passageiros. O engenheiro acústico Jaime Mosquera Sanchez desenvolveu um sistema que permite alterar a percepção auditiva na cabine do automóvel, ou seja, aumentar, reduzir ou preservar o barulho interno do veículo.

O sistema foi desenvolvido na tese de doutorado de Mosquera, defendida na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Ele explica que a percepção auditiva na cabine do carro vem da operação simultânea dos dois sistemas de propulsão ou da operação do motor elétrico.

Mosquera desenvolveu em sua tese algoritmos de controle. “Os algoritmos são os passos iniciais da inovação e, posteriormente, são programados em softwares e hardwares”, descreve o engenheiro, ressaltando que concluiu a programação dos algoritmos em uma cabine de veículos de passeio com geometria simplificada na EESC. “Outros testes também foram realizados no grupo de pesquisas em som e vibração da Universidade Católica de Louvaina, na Bélgica, onde fiz parte de meus estudos”, lembra Mosquera. Todas as simulações e experimentos feitos em cabine tiveram como base os sistemas de um veículo híbrido que já circula pelo Brasil. “Já fizemos a programação dos quatro algoritmos, restando apenas a implementação no carro. E mais testes devem ser realizados para que tenhamos a implantação com redes de sensores e atuadores de controle”, descreve.

O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré (das 7h30 às 9h30) na Rádio USP FM (93,7 MHz).

Ouça a íntegra do podcast.

jorusp