USP assina acordos de cooperação com seis universidades do Canadá

A USP assinou no dia 11 de maio dois acordos de cooperação acadêmica e científica com a University of Toronto, e, no final de abril também assinou acordos com mais cinco universidades canadenses: Brock University, Dalhousie University; McGill University; McMaster University; e University of Waterloo.

18/05/2012 - Publicado há 12 anos

A USP e a University of Toronto (U of T), do Canadá, assinaram dois acordos de cooperação acadêmica e científica, no dia 11 de maio, em cerimônia realizada na Faculdade de Medicina da Universidade, em São Paulo.

Representantes da USP e da University of Toronto durante cerimônia de assinatura dos acordos de cooperação

O primeiro acordo é mais geral, com o objetivo de promover a cooperação acadêmica e científica, através da publicação conjunta de artigos científicos, a realização de cursos, palestras, reuniões, seminários, simpósios e conferências em conjunto; do intercâmbio de docentes, entre outras atividades, com vigência de cinco anos.

O outro é mais voltado para a promoção de projetos de pesquisa conjuntos bilaterais nas áreas de neurociência, oncologia, cidades globais e relações internacionais, com a participação de docentes, pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação da USP e da U of T, e tem vigência de quatro anos.

Atividade prevista

A primeira atividade que está prevista é a realização de conferências entre as duas universidades. A primeira será realizada ainda no final deste ano, em São Paulo, com a temática sobre neurociências, que encerrará o ciclo das palestras do Programa Conferências USP. E, no próximo ano, em Toronto, acontecerá a segunda conferência, sobre câncer.

“Estes acordos são uma oportunidades para estabelecer fortes laços com a USP, uma das melhores instituições universitárias no mundo”, diz o reitor da U of T, David Naylor.

Segundo o reitor João Grandino Rodas, a USP tem concentrado todos os esforços para tornar as suas atividades acadêmicas mais internacionais, cuja vocação internacional está presente desde sua fundação, e, por isso, “estes acordos representam uma ação importante neste aspecto, especialmente com uma instituição de ensino superior tão importante a nível mundial, como a University of Toronto”, destaca o reitor.

A University of Toronto foi fundada em 1827, está presente em Toronto, Mississauga e Scarborough, e possui nove renomados hospitais universitários. A universidade canadense ocupa a 19ª posição na última edição do ranking anual da publicação britânica The Times Higher Education, divulgado em outubro de 2011.

Outros acordos com cinco universidades canadenses

No final de abril, a USP assinou acordos de cooperação acadêmica e científica com mais cinco universidades canadenses: Brock University, Dalhousie University; McGill University; McMaster University; e University of Waterloo. A assinatura destes acordos aconteceu no dia 26, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), após a Conferência das Américas sobre Educação Internacional (CAIE 2012), com a presença de reitores e representantes de instituições de ensino superior de diversos países, no qual o Canadá foi o país que enviou a maior comitiva para o evento.

Todos estes acordos têm vigência de cinco anos. Eles têm como objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas e outras atividades acadêmicas e culturais, através do intercâmbio de docentes e pesquisadores, elaboração conjunta de projetos de pesquisa; organização conjunta de eventos científicos e culturais; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; intercâmbio de estudantes; intercâmbio de membros da equipe de funcionários – previsto na Brock University, Dalhousie University e McMaster Unuversity; cursos e disciplinas compartilhadas.

Com duas universidades, a Brock University e a McGill University, a cooperação acadêmica está prevista em todas as áreas do conhecimento. Mas, com as outras três, há algumas áreas específicas.

A cooperação nas áreas de oceanografia, biologia marinha, ciências da computação e agricultura se dará com a Dalhousie University. Com a McMaster University, serão comtempladas as áreas de engenharia, ciência, ciências sociais, humanidades e administração. Já com a University of Waterloo, as ações são relacionadas à temática da água, pois as duas instituições têm tradição de excelência na pesquisa sobre este assunto. Esta universidade tem um instituto que estuda a questão e a USP também realiza várias pesquisas, através, por exemplo, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica (Poli) e do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Atualmente, a USP possui 26 acordos e convênios vigentes com instituições do Canadá.

(Foto: Francisco Emolo)