Em São Carlos, curso ensina idoso a utilizar smartphones e tablets

Atividade gratuita é oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP; inscrições até dia 23 de julho

19/07/2018 - Publicado há 6 anos
Prédio do ICMC, onde será oferecido o curso para utilizar tablets e celulares – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Os idosos que têm vontade de compreender melhor o mundo dos dispositivos móveis podem se inscrever em um curso gratuito oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A atividade Práticas com Tablets e Celulares tem o objetivo de familiarizar os idosos com seus próprios dispositivos, apresentando desde conceitos básicos até aplicativos que podem ser úteis no dia a dia.

No curso, o participante aprende, por exemplo, a realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens, criar e gerenciar contatos, alarmes, diários, tirar fotos e fazer vídeos, enviar e-mails, brincar com jogos e até navegar nas redes sociais. Esse primeiro módulo é de conhecimento básico e tem duas turmas com 15 vagas cada. Já o módulo avançado tem apenas uma turma com 15 vagas.

Para participar, é necessário ter pelo menos 60 anos e trazer seu próprio smartphone ou tablet, habilitado para navegar na internet e com sistema operacional Android. As aulas ocorrem uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, com início no dia 1º de agosto e término em 28 de novembro.

As inscrições serão realizadas presencialmente no dia 23 de julho e as vagas são limitadas. Os interessados devem trazer RG, CPF e o celular ou tablet na Seção de Apoio Acadêmico, sala 3001 do ICMC. O horário de atendimento da seção é das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, e as senhas começam a serem distribuídas a partir das 8 horas.

Ideia é que pessoas com mais de 60 anos se familiarizem com dispositivos móveis – Foto: Divulgação / Henrique Fontes

.
Neste ano, no momento de inscrição, os idosos farão uma avaliação para saber qual módulo é mais adequado para cada indivíduo. Por isso, é importante ressaltar que não é mais possível fazer a inscrição de outra pessoa.

Ensino e pesquisa

As atividades são coordenadas pelas professoras Maria da Graça Pimentel e Renata Pontin, do ICMC, que desenvolvem pesquisas na área de integração usuário-computador. “Estamos buscando entender como os idosos interagem com essas aplicações e a melhor maneira de fazer isso é estar junto com eles nesse curso”, explica Maria da Graça.

É nas atividades em sala de aula que as professoras identificam quais são as necessidades desse público e, a partir daí, podem propor técnicas e alternativas para as ferramentas que serão construídas no futuro. Maria da Graça lembra que o curso permite a ampliação do leque de problemas a serem resolvidos nos estudos realizados pelo Laboratório de Intermídia do instituto, do qual faz parte. “Estamos levantando as dificuldades tanto do ponto de vista da coordenação motora quanto das atividades realizadas pelo idoso no seu dia a dia. Vamos atacar essas dificuldades com as nossas pesquisas.”

Outro aspecto que favorece o desenvolvimento de novos estudos é a variedade de dispositivos que os alunos trazem para a sala de aula. Isso torna as práticas em sala de aula mais desafiadoras e, para garantir que haja um atendimento personalizado, diversos estudantes de graduação e pós-graduação atuam como monitores, contribuindo para que o processo de aprendizado dos idosos seja um sucesso.

Talissa Fávero/Assessoria de Comunicação do ICMC