“Anatomia Responde”: funcionamento do estômago é tema da semana

O professor Luis Fernando Tirapelli explica que no estômago é produzido o suco gástrico, responsável pelo processo de digestão

 02/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/08/2018 as 14:37
Por

Na primeira edição do boletim Anatomia Responde desta semana, o professor Luis Fernando Tirapelli fala sobre o estômago, órgão muscular, localizado no abdome e com capacidade de armazenar 1,2 ml.    

Tirapelli explica que o suco gástrico é formado pela mucosa que reveste o estômago e é responsável pela digestão das proteínas. O suco gástrico entra em contato com o bolo alimentar e forma o quimo, secreção pastosa. “O tempo de digestão do alimento no estômago varia de indivíduo para indivíduo dependendo do alimento ingerido, mas geralmente é em torno de uma ou duas horas.”  

Este boletim Anatomia Responde é produzido numa parceria entre as Faculdade de Odontologia (FORP) e de Medicina (FMRP) da USP em Ribeirão Preto, e vai ao ar de segunda e sexta-feira, às 14h30, na USP FM Ribeirão, em 107,9 MHz e USP FM São Paulo, 93,7 MHz. Ouça acima, na íntegra, o boletim Anatomia Responde.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.