Dermatite atópica pode comprometer a qualidade de vida

A informação é da médica alergista Ana Paula Moschione Castro, que fala sobre uma doença que acomete de 10% a 20% da população

 02/05/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

A dermatite atópica, uma doença que afeta de 10% a 20% da população, é o tema escolhido para ser foco da Semana Mundial de Alergia de 2018, evento promovido pela Organização Mundial de Alergia no mês de abril. A dermatite atópica é uma doença crônica, que se manifesta na forma de vermelhidão e coceira na pele, acometendo principalmente crianças. É uma doença estigmatizante, que gera preconceitos, informa a alergista, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ana Paula Moschione Castro.

Especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, ela enfatiza a importância dessa campanha de conscientização, pois o tratamento passa pela educação do paciente, o qual deve ser também orientado sobre uma moléstia que pode comprometer a qualidade de vida. O tratamento é feito com medicamentos que controlam a inflamação e a coceira. A maior parte dos pacientes responde bem a ele, segundo Ana Paula.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.