Novo mundo da comunicação exige que jornalistas se adaptem

Profissionais e estudantes falaram sobre a área no programa Abrace uma Carreira

 08/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 11/05/2018 as 15:34
Convidados falam sobre o mercado de trabalho e as possibilidades que a carreira de jornalismo oferece – Foto: Allyson Tachiki/Flickr/CC

O programa Abrace uma Carreira reuniu estudantes, profissionais e acadêmicos da área de jornalismo para falar sobre as características e desafios dessa carreira.

Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e apresentador do programa Diversidade em Ciência, na Rádio USP, Ricardo Alexino Ferreira falou sobre as várias áreas do jornalismo e as habilidades que o profissional precisa ter para atuar com responsabilidade e ética.

Docente há 30 anos, o jornalista Celso Freitas defende o espaço para profissionais competentes no mercado, mesmo sem diploma na área. Ele foi diretor de jornalismo da Rádio Capital, atuou em vários cargos na Rádio CBN e deu aulas em várias faculdades.

O jornalista, dramaturgo e cineasta José Paulo Lanyi sugeriu aos futuros profissionais abrir o leque de atuação, principalmente com as redes sociais.

Formado na USP, onde atua na Divisão de Comunicação Institucional da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, Michel Sitnik lembrou que o jornalista precisa conhecer a técnica da profissão e ter domínio no texto.

O programa também recebeu como convidados dois estudantes de jornalismo: a caloura Yasmin Oliveira e o aluno do quarto ano do curso, Marcos Hermanson. Eles falaram sobre o mundo acadêmico e sobre os estágios na área.

O curso de jornalismo na USP é oferecido na ECA, em São Paulo, no período matutino e noturno.

Ouça o programa na íntegra:

Bloco 01

Logo da Rádio USP

Bloco 02

Logo da Rádio USP

Bloco 03

Logo da Rádio USP

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas de jovens estudantes sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas feitas pelos estudantes.

O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. A produção e apresentação é da jornalista Miriam Ramos.

Sugestões e perguntas pelos e-mails: abrace@usp.br e miriamramos@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.