USP tem editais abertos para professores e pesquisas conjuntas com universidades estrangeiras

Quatro editais divulgados pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional estão com inscrições abertas

Publicado: 25/06/2024
O objetivo dos programas é dar continuidade às ações estratégicas de internacionalização do ambiente USP e incentivo às parcerias internacionais acadêmicas – Foto: 123RF

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) tem como objetivo estabelecer estratégias de relacionamento entre a USP, instituições universitárias, órgãos públicos e a sociedade para suporte à cooperação acadêmica em matéria de ensino, pesquisa, cultura e extensão universitária, nos âmbitos nacional e internacional, e está com inscrições abertas para quatro editais de pesquisa conjunta com universidades estrangeiras. O objetivo é dar continuidade às ações estratégicas de internacionalização do ambiente USP e incentivo às parcerias internacionais acadêmicas.

O primeiro deles é ação de colaboração estratégica entre USP e a Universidad de Buenos Aires (UBA). O Edital Aucani nº 1934 – Programa de Mobilidade Científica UBA-USP recebe inscrições de docentes e doutorandos até o dia 16 de agosto e o período de execução dos projetos será de outubro de 2024 a junho de 2025. Pela USP, os coordenadores de projetos em colaboração com a Universidad de Buenos Aires (UBA) deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade (não temporário ou “professor sênior”). O edital prevê o financiamento de até 34 mil reais para cada projeto aprovado, sendo: 14 mil reais para o intercâmbio de Docente USP, de 10 a 15 dias; e 20 mil reais para o intercâmbio de Doutorando USP, de 3 a 5 meses. Mais informações na página da Aucani.

Outro fruto do convênio de colaboração estratégica entre USP é o da Yale University (Estados Unidos), que recebe inscrições até o dia 25 de agosto para o Edital Aucani nº 1883 – Yale-USP Strategic Partnership Initiatives – Joint Call for Project Funding 2024. O período de execução dos projetos será de outubro de 2024 a dezembro de 2026 e o edital é voltado aos docentes e doutorandos. Pela USP, os coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade (nesse caso, pesquisadores de pós-doutorado poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento). As propostas que incluam a promoção de iniciativas educacionais – por exemplo, disciplinas conjuntas e/ou programas on-line colaborativos (por exemplo, Coil) – serão incentivadas e deverão ser especificadas na inscrição. O edital prevê o financiamento de até 10 mil dólares para cada projeto aprovado. Mais informações neste link.

A University of Birmingham (Reino Unido), por meio de seu Instituto Brasileiro (UBBI), e a USP assinaram um novo convênio para consolidar a Parceria Estratégica de Colaboração entre as duas instituições. Este convênio reconhece as fortes relações institucionais, delineando o compromisso de desenvolver uma colaboração especial, ampla e de longo prazo, apoiada por um programa de financiamento inicial (“seed funding”) conjunto recém-estabelecido. O Edital Aucani nº 1910 – University of Birmingham – UBBI-USP Seed Fund 2024 está com inscrições abertas até o dia 17 de julho, com período de execução dos projetos de setembro de 2024 a julho de 2025. Pela USP, os coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade (pesquisadores de pós-doutorado poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento). O financiamento é de até 7.500 libras esterlinas pela USP para cada projeto aprovado. Mais informações aqui.

A USP e o Comité Français d’Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB), França, também lançaram o Edital 1909 – Programa USP-COFECUB – 2024, que tem inscrições abertas até o dia 16 de julho. O período de execução dos projetos será durante o biênio 2025-2026, com possibilidade de renovação para o biênio 2027-2028. Pela USP, os coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade; e pesquisadores de pós-doutorado poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento. O Programa USP-COFECUB, iniciado em 1994 entre Brasil e França, envolve a mobilidade de pesquisadores, dando prioridade ao treinamento em nível de doutorado. O financiamento anual é de até 32 mil reais pela USP para cada projeto aprovado. Leia mais neste link