Série de publicações da USP divulga pesquisas em linguagem acessível para auxiliar gestores públicos

Volumes da Agenda Política Pública têm como objetivo transformar trabalhos acadêmicos em publicações de fácil leitura e compreensão, trazendo para mais perto da sociedade temas que envolvem a área urbana, como energia, resíduos urbanos e saneamento básico

Publicado: 03/07/2024

Como transformar a produção de uma pesquisa voltada a complexos temas socioambientais e de abordagem interdisciplinar em possibilidades concretas e objetivas para ações políticas? Pensando nessa questão, pesquisadores envolvidos no projeto temático Macroamb – Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, produziram um novo formato de publicação voltado à sociedade e aos gestores públicos, buscando motivar a tomada de decisões. Com formato análogo ao conhecido internacionalmente como Policy Brief (resumos objetivos de estudos com recomendações) a série foi chamada de Agenda Política Pública, disponível neste link para download gratuito.

São 11 publicações que transformam trabalhos acadêmicos em publicações de fácil leitura e compreensão, com temas que envolvem a área urbana, como energia, resíduos urbanos, saneamento básico e outros, sob a coordenação do professor Pedro Roberto Jacobi, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. Todas são resultado do que o projeto analisou, de forma interdisciplinar, considerando o conjunto de processos que devem compor uma agenda de atuação e de integração de diferentes interfaces da governança ambiental.

“O foco consiste, inicialmente, em problemas ambientais fortemente relacionados ao contexto territorial e socioambiental da Macrometrópole Paulista, que agrega diversas regiões metropolitanas do estado de São Paulo e 174 municípios conectados por distintas dinâmicas e escassos recursos ambientais na região que mais produz riqueza no Brasil”, explica Jacobi.

Inovação em formato e conteúdo

Com uma proposta inovadora, a agenda transdisciplinar envolveu pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, entre professores e alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Elaborada no decorrer do segundo semestre de 2023, a publicação se destina à gestão pública, profissionais e estudantes universitários e tem uma finalidade acadêmico-pedagógica de ampliar o espectro para além do contexto acadêmico, informa o professor.

“Os temas relevantes estudados no projeto Macroamb foram convertidos neste formato de Agenda Política Pública, contendo basicamente três componentes: uma problematização; a síntese de conhecimento produzido (com claras referências de como obter mais informações, inclusive de produção acadêmica); e, finalmente, recomendações apresentadas de maneira objetiva.  As publicações permitem diálogo com o saber interdisciplinar produzido e agregam possibilidades de transversalidade das diferentes dimensões implicadas nos problemas”, destaca Jacobi.

Pedro Roberto Jacobi, professor do IEE USP e coordenador da série Agenda Política Pública - Foto: Divulgação/ IEA

Os conteúdos abordados ainda consideram processos de governança socioambiental mais democráticos e participativos e, embora a produção de base seja a discussão e estudo de problemas no estado de São Paulo, o conhecimento e as respectivas recomendações são “aplicáveis a situações similares, garantindo o aspecto de replicabilidade dos posicionamentos e de possíveis ações em situações comparáveis”.

De acordo com o professor, já estão em produção seis novas agendas vinculadas ao tema de segurança hídrica. Outras também terão continuidade com os novos projetos em curso de parceria do Grupo de Acompanhamento e Estudos em Governança Ambiental (GovAmb), com pesquisadores da USP e de outras universidades.

Série Agenda Política Pública possui onze títulos publicados. Clique nas imagens para ter acesso à publicação completa:

Volume 1 - Propostas para a regeneração do Rio Tietê: por uma nova cultura das águas

Volume 2 - Saneamento básico e nexos de sustentabilidade

Volume 3 - Governança pública da água e do saneamento básico e o desafio da sustentabilidade e da justiça

Volume 4 - Governança democrática e gestão sustentável de resíduos urbanos

Volume 5 - Uma abordagem territorial e multidimensional da insegurança hídrica intraurbana

Volume 6 - Gestão de riscos de desastres: no caminho da participação e inovação

Volume 7 - Transição energética na macrometrópole paulista

Volume 8 - Planejando uma transição para a sustentabilidade justa na macrometrópole

Volume 9 - Desvendando os serviços ecossistêmicos das praias: recomendações para uma agenda de pesquisa

Volume 10 - Recomendações para a ampliação da abordagem de serviços ecossistêmicos no zoneamento ecológico-econômico do Estado de São Paulo

Volume 11 - Mapeamento participativo em áreas periféricas promove justiça e sustentabilidade nas cidades

Para conferir a Agenda Política Pública e outras publicações do GovAmb clique aqui.

Texto adaptado de Cristiane Bergamini, do Programa Fapesp Mudanças Climáticas