Rotina profissional de ex-alunos formados na USP em Piracicaba é tema de série no Youtube

Série “Egressos da Esalq” tem sete novos episódios com ex-alunos contando suas rotinas profissionais e experiências vividas na Universidade

06/06/2023 - Publicado há 11 meses
Ex-alunos de sete cursos falam sobre a vida profissional – Arte sobre foto de Gerhard Waller

.
A rotina profissional de ex-alunos dos cursos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP é abordada na série Egressos da Esalq, produção da TV USP Piracicaba disponível no YouTube neste link. Eles também recordam as passagens mais marcantes da época em que eram estudantes e dão conselhos para quem pretende cursar ou está iniciando a sua jornada universitária.

Além dos 14 episódios produzidos em 2022, a série lançou sete novos vídeos, um para cada curso de graduação: Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.

No primeiro episódio da nova temporada, Bruno Font Aranda conta sua trajetória do curso de Gestão Ambiental até se tornar assistente de certificação florestal do Instituto Imaflora, ONG que atua em todo o Brasil, com ações que contribuem para a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida de trabalhadores rurais e florestais.

Ele fala sobre sua atuação na auditoria e dá o exemplo de uma indústria de papel, onde há a necessidade de rastreabilidade desde a entrada do insumo até a saída do produto, e inclui análise se as normativas estão sendo atendidas. Depois, explica o perfil do gestor ambiental e as disciplinas cursadas na Esalq que colaboram para atuar na área. Clique no player abaixo para conferir o vídeo.

Em outro vídeo, Fabiana Szwarcgun Tchalian explica sua trajetória como cofundadora da startup Água na Caixa e das contribuições recebidas do curso de Ciências Econômicas cursado na Esalq. Ela explica como atua na empresa que trabalha uma marca de água mineral envasada em caixa reutilizável, 88% renovável e 100% reciclável, a primeira água mineral carbono neutro do Brasil.

Ela também fala da importância do ambiente da Esalq, da proximidade com a natureza no campus, das boas experiências que teve com a vida universitária e dá conselhos para estudantes pensarem suas carreiras profissionais.

Também já estão disponíveis vídeos de egressos em Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. Os outros, de Engenharia Agronômica, Administração e Ciências dos Alimentos serão lançados ao longo da semana e podem ser acessados numa playlist neste link.

A série Egressos da Esalq também é veiculada na grade do Canal Universitário de Piracicaba, no canal 13 da Net.

.

Com informações de Caio Albuquerque, da Assessoria de Imprensa da Esalq