Procurando treinar seu francês? Espaço na USP promove conversas sobre atualidades, cultura e arte

Localizado no Centro de Difusão Internacional da USP, na capital paulista, o France Corner vai promover quinzenalmente, a partir do dia 26 de outubro, conversas em francês; participação é aberta e gratuita

20/10/2023 - Publicado há 9 meses
Campus France Brazil promove conversação em francês sobre atualidade e cultura francófana – Foto: Divulgação/Aucani

.
Inaugurado em 22 de junho de 2022, o France Corner é um espaço dentro do campus da USP em São Paulo dedicado à divulgação da cultura francesa e informações sobre intercâmbio e pesquisa no país europeu. Também chamado de Campus France Brazil, o espaço é uma parceria entre a USP e o Consulado Geral da França em São Paulo, e está promovendo o projeto À la Une, pensado para treinar o francês em conversas sobre atualidades, cultura e arte. Os encontros acontecerão a partir de 26 de outubro, quinzenalmente, das 16h30 às 18h, no Centro de Difusão Internacional (CDI), na Cidade Universitária, no bairro do Butantã. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição.

O evento é dirigido a estudantes da língua francesa, pessoas interessadas na França ou mesmo quem busque discussões acerca de temas atuais. O nível sugerido de francês é do A2 ao C2 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (do iniciante ao avançado). Entre as atividades programadas estão debates de eventos e notícias atuais que contornam a França e o mundo francófano e conversas sobre a cultura francesa, por meio de músicas, textos, trechos de filmes, imagens e outros, tudo em francês para treinar as habilidades de conversação. No final dos encontros, os participantes também podem tirar dúvidas sobre o ensino superior na França.

O evento é organizado pelo Campus France Brasil, que integra o Centro Intercultural Internacional da USP, uma iniciativa da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani). Como informam os organizadores, “o À la Une é o lugar para se conectar, aprender e compartilhar”.

France Corner fica na Cidade Universitária, no bairro do Butantã – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Diálogo intercultural

A França é o principal destino de intercâmbio dos estudantes da USP, reflexo de raízes francesas da USP, que há quase 90 anos foi fundada com a ajuda de ilustres pesquisadores da França, como Claude Lévi-Strauss, Fernand Braudel, Jean Maugüé e Pierre Monbeig.

Em uma cooperação entre a USP e o Consulado Geral da França em São Paulo, o espaço convida seus visitantes a um diálogo intercultural, com consulta a obras francesas, aprendizagem do idioma, coleção de filmes e músicas do país, dentre outros recursos.

À la Une: conversas em Francês
Calendário | 26/10, 08/11, 23/11, 06/12
Das 16h30 às 18h, alternadamente, às quintas e às quartas-feiras quinzenalmente
Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo

Mais informações neste link ou na Aucani.