Palestra apresenta novas tendências sobre o estudo dos primeiros povoamentos americanos

Professor Antonie Lourdeau, do Museu Nacional de História Natural de Paris, fala em evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP no dia 29 de maio; evento terá transmissão on-line

23/05/2023 - Publicado há 1 ano
Pintura rupestre encontrada na Serra da Capivara, no Piauí, faz parte de estudos sobre o povoamento da América – Foto: Wikimedia Commons

No dia 29 de maio, será realizada mais uma edição do USP Lecture com o tema Novas tendências sobre o estudo dos primeiros povoamentos americanos, e palestra do professor e arqueólogo Antonie Lourdeau, do Museu Nacional de História Natural de Paris, que desenvolve pesquisas em diferentes partes do Brasil com contribuições relevantes para a arqueologia brasileira. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRP) da USP e terá transmissão ao vivo pelo YouTube neste link.

Antonie Lourdeau, pesquisador do Museu Nacional de História Natural de Paris – Foto: Divulgação/PRPI

Na palestra, será abordado o estudo do processo de povoamento inicial do continente americano, tema de um dos mais duradouros debates da arqueologia, que conheceu avanços significativos nos últimos anos. Após uma recontextualização histórica, serão apresentados novos dados e novas abordagens, além das últimas interpretações quanto à data, à origem, ao desenrolar e ao desenvolvimento das mais antigas ocupações humanas no continente. Longe de pretender resolver essa questão, o encontro busca ilustrar a complexidade atual do debate, evitando reduzir as discussões dentro de um modelo único e fechado.

O encontro será realizado na sala do Conselho Universitário, na Rua da Reitoria, 374, térreo, na Cidade Universitária, em São Paulo. Haverá emissão de certificado para os participantes e transmissão pelo Canal do YouTube da PRPI

A série USP Lectures nasceu em 2015 com a finalidade de ampliar o acesso a discussões científicas atuais para diferentes públicos, especializados ou não. Os eventos destacam pesquisadores e docentes condecorados com premiações nacionais e internacionais, que falam tanto de suas experiências acadêmico-científicas, quanto de suas trajetórias de vida.

Para mais informações consulte o site da PRPI ou pelo e-mail comunicacao.prpi@usp.br. Acompanhe as edições anteriores do USP Lecture neste link.