Oficina on-line ensina princípios de programação dentro de uma estação espacial

Em iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, alunos da educação básica podem participar de atividade gratuita no próximo dia 23 de novembro e colocar em prática conceitos de programação de forma interativa

 Publicado: 13/11/2024 às 9:22
Tela de um jogo com um robô no centro numa sala de uma estação espacial e quadros com avisos
Tela do aplicativo que ensina conceitos de programação numa nave espacial – Foto: Divulgação/ICMC

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O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizará uma oficina de programação gratuita para estudantes dos ensinos fundamental e médio. Em sua terceira edição, a oficina on-line de Programação do SSPOT-VR retorna após as edições de 2021 e 2022. A atividade será oferecida remotamente no sábado, dia 23 de novembro, a partir das 14 horas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento por meio de formulário on-line neste link. Todos os participantes inscritos receberão certificado.

Os pesquisadores responsáveis pela oficina são Gustavo Avellar e Paulo André Pimenta Aragão, alunos de pós-graduação do ICMC. Também fazem parte da equipe Fernando Henrique Paes Generich, Lucas Oliveira Castro e Pedro Lunkes Villela, alunos de graduação que fazem iniciação científica no ICMC. O grupo trabalha sob orientação da professora Ellen Francine Barbosa do Departamento de Sistemas de Computação (SSC) do ICMC.

O objetivo é ensinar os princípios de programação dentro de uma estação espacial e também coletar dados a partir de questionários para avaliar um aplicativo educacional com o público-alvo. Na oficina, que terá duração de quatro horas, os estudantes terão, primeiramente, uma aula introdutória de programação. Depois, vão utilizar um aplicativo para programar os movimentos de Mark, um robô responsável pela estação de treinamento em programação no espaço que atua como guia dos estudantes nessa jornada de aprendizado realizada dentro de uma estação espacial virtual.

Desenvolvido em 2021 por Gustavo Avellar durante o mestrado, o SSPOT-VR (Estação Espacial em Realidade Virtual para Treinamento de Programação) é um aplicativo educacional em realidade virtual imersiva. A programação que o usuário realiza dentro desse mundo virtual acontece a partir da montagem de cubos que representam comandos de programação.

Ferramenta tem como personagem o robô Mark – Foto: Divulgação/ICMC

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Atualmente, Gustavo está no doutorado e o aplicativo se tornou foco da pesquisa de mestrado de Paulo André Pimenta Aragão. Foi criada uma nova versão do SSPOT-VR, que já está disponível e possibilita ao usuário jogar on-line, de forma multiplayer e colaborativa.

Para participar da oficina os alunos precisam de um celular Android ou notebook com Windows, acesso à internet e um microfone para se comunicar com os instrutores e demais participantes. A oficina tem o apoio do Grupo de Alunas nas Ciências Exatas (Grace), coordenado pela professora Lina María Garcês Rodríguez, do ICMC. 

3ª Oficina Online de Programação
Quando: sábado, 23 de novembro
Horário: das 14 às 18 horas
Requisitos: ter celular Android ou notebook com Windows, acesso à internet e um microfone
Inscrições até 23 de novembro: https://tinyurl.com/inscricao-oficina-usp
Demonstração em vídeo do aplicativo funcionando em um celular: https://youtu.be/LXb8WFqUVdw
Dúvidas pelos e-mails gustavo.avellar@usp.brandre.aragao@usp.br ou francine@icmc.usp.br

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Texto: Matheus Martins Fontes, da Assessoria de Comunicação do ICMC 


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