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Pesquisador da USP constrói game para ensinar história medieval
Jogo on-line que está sendo produzido na Universidade mostra que os games são uma maneira de explorar, entender e até questionar a História de uma forma lúdica e divertida
Um indexador de materiais didáticos e bibliográficos sobre o período medieval, produzido por especialistas da América Latina. A ideia era agrupar conteúdos on-line sobre a história medieval, como artigos, livros, conferências e videoaulas. “Constatamos a necessidade de melhor divulgar a produção científica sobre o período medieval realizada por pesquisadores latino-americanos”, conta Marcelo Cândido, coordenador do Laboratório de Estudos Medievais (Leme) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP
Pesquisadores do Laboratório de Estudos Medievais (Leme) da USP. As primeiras propostas surgiram em 2013 e, desde então, o projeto vem sendo aperfeiçoado. O financiamento é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. A atual equipe do Guia Medieval é formada por 20 pessoas da comunidade USP, entre professores, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação. Há ainda a participação de uma designer e de um programador
Quem acessa o site, encontra as informações divididas em diferentes categorias, como cronologia, regiões geográficas e temas de pesquisa. Entre as formas de navegação, há a busca por assuntos de interesse, viagem por séculos ou espaços geográficos. O guia pode ser usado por pesquisadores e demais interessados em história medieval. Além dos materiais escritos, há conteúdo audiovisual na plataforma, como podcasts e videoaulas
Atualmente são 600 documentos entre artigos, livros, podcasts, teses e videoaulas. São informações do século 5 ao 16, mas também há materiais sobre o pós-Idade Média, como o “Neomedievalismo”. O termo é usado para se referir à interpretação que jogos e séries, como Game Of Thrones, fazem sobre o período medieval . “É a reflexão sobre que tipo de Idade Média se produz nesse tipo de apropriação”, explicou Thiago Ribeiro, pesquisador que lidera o projeto do guia
Entre as diversas maneiras de navegar pelo guia, a primeira delas é a busca por assuntos sobre a Idade Média. É possível encontrar material correspondente ao assunto que se deseja. Por exemplo, ao digitar “viking”, são encontrados 15 resultados. Outra opção são as palavras-chave que, ao serem clicadas, levam a outros conteúdos
Ela ajuda a navegar pelos materiais utilizando os séculos como orientação, basta clicar nos algarismos que ficam na barra lateral. Há ainda como navegar por meio dos temas presentes em cada século ou espaço geográfico. “A linha do tempo foi feita pensando no guia não ser só uma fonte de respostas, mas também de perguntas. Mais do que responder ao que a pessoa está pesquisando, ele busca incitar pesquisa sobre coisas relacionadas, que talvez a pessoa nem tenha imaginado no começo da busca”, explica Ribeiro
Criado para georreferenciar os conteúdos que indicam algum espaço em sua composição, traz referências numéricas que indicam a quantidade de conteúdo existente no guia sobre determinada região. Na região da Península Arábica, por exemplo, são exibidos 12 conteúdos sobre ela
A produção se iniciou no ano passado e durante a pandemia foi intensificada. O objetivo é divulgar conteúdos produzidos por pesquisadores brasileiros e do exterior sobre História, Arqueologia, História da Arte e Antropologia. No guia, há uma centralização de todos os episódios, que também podem ser encontrados em plataformas digitais de áudio.
Jogo on-line que está sendo produzido na Universidade mostra que os games são uma maneira de explorar, entender e até questionar a História de uma forma lúdica e divertida
Jogo on-line que está sendo produzido na Universidade mostra que os games são uma maneira de explorar, entender e até questionar a História de uma forma lúdica e divertida