O ensino médio brasileiro passa por uma grave crise de qualidade e identidade. Os últimos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não deixam dúvidas sobre a necessidade urgente de mudanças. Mas mudar como? O projeto de lei da Escola sem Partido e a proposta de reforma do ensino médio apresentadas, em setembro, pelo governo federal lançaram uma grande discussão nacional sobre o papel das escolas e dos professores na formação dos jovens.
Afinal, qual é o melhor arranjo curricular? Quais matérias devem ser obrigatórias, e quais devem ser eletivas? O que cabe aos professores ensinar em sala de aula, e de que forma? Como melhorar a qualidade do ensino e o rendimento dos alunos, aumentando suas chances de ingressar no ensino superior e no mercado de trabalho?
Essas e outras questões serão debatidas com a pedagoga Lisete Arelaro, professora titular sênior da Faculdade de Educação (FE) da USP, e com o matemático Renato Pedrosa, coordenador do Laboratório de Estudos em Educação Superior da Universidade Estadual de Campinas (LEES-Unicamp), na sétima edição do USP Talks.
O programa mensal é uma iniciativa da USP, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e apoio da Livraria Cultura, que tem como objetivo promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.
Esta será a sétima edição do programa, que já debateu questões como zika e microcefalia, raízes da corrupção no Brasil, mitos e realidades da cura do câncer, violência contra a mulher, as origens da vida e do universo e a relação entre tecnologia e transparência.
O evento será no dia 26 de outubro, das 12h30 às 13h30, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073). A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos à partir das 11h30, no mesmo local. A capacidade do auditório é de 168 lugares. Também haverá transmissão ao vivo pela internet, no canal USP Talks do YouTube
Os encontros USP Talks ocorrem na última quarta-feira de cada mês, com especialistas falando sobre temas que estão em evidência no noticiário e que são de interesse da sociedade. Para saber dos próximos eventos, siga a página no Facebook e assine o canal no YouTube, onde é possível assistir aos vídeos de todas as palestras anteriores:
Com informações do USP Talks