Medicamentos e instrumentos médicos antigos são destaque em museu e nas redes sociais

São cerca de 400 itens que integram o acervo do Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz, da Faculdade de Medicina da USP, com objetos que datam desde o final do século 19 até a década de 1980

 23/01/2025 - Publicado há 1 mês
Pessoas numa exposição olhando objetos históricos que estão dentro de vidros
Visitantes no Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP – Foto: Divulgação/FMUSP

.
Você conhece o Sedalêne, um analgésico da Günther do Brasil, ou o Kosmovermil, do Laboratório Clímax S.A. São Paulo? Ou sabia que as seringas de vacinas eram feitas de vidro e metal e que o estetoscópio para aferir os batimentos cardíacos era semelhante a uma corneta? Esses medicamentos e instrumentos integram o acervo de cerca de 400 itens do Museu Histórico da Faculdade de Medicina (FM) da USP, e que podem ser vistos de segunda a sexta, das 8h às 17h, com entrada gratuita. Também é possível ver itens do acervo na série veiculada nas redes sociais do museu no Instagram e no Facebook.

Na coleção estão presentes almofarizes de porcelana e bronze, misturadores, ampolas, bandagens, frascos de fármacos produzidos em boticas e uma série de medicamentos que remetem à introdução e desenvolvimento da indústria farmacêutica no Brasil. Além disso, constam frascos de vacinas que contribuíram para o combate a diversas doenças. São objetos que datam desde o final do século 19 até a década de 1980.  

Foto: Divulgação/Facebook Museu da Faculdade de Medicina da USP

.
Além disso, estão em cartaz duas exposições permanentes. A Pele Enferma: Augusto Esteves e seu museu de cera reúne 40 peças em cera, produzidas pelo artista plástico Augusto Esteves entre as décadas de 1930 e 1950, representando as principais doenças dermatológicas existentes naquela época. Segundo a curadoria, o objetivo da exposição é “ir além e falar da pele como órgão do corpo humano”. A exposição conta com recursos de acessibilidade, como piso tátil, audiodescrição, peças táteis, textos em braile, vídeo com audiodescrição e legendas, painéis com letras em fonte ampliada e espaço de circulação padronizado de acordo com as normas internacionais para que os cadeirantes possam se locomover confortavelmente pelo museu.

Exposição “Pele Enferma” – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
A outra mostra, Porão: espaço democrático, propõe um percurso pela diversidade de vozes e pautas que marcam a história estudantil da Faculdade de Medicina da USP, fruto de uma parceria entre os centros acadêmicos e o museu. A mostra apresenta um vasto conjunto documental e iconográfico que retrata e entrelaça a experiência institucional e discente em seus 110 anos de história.

Além disso, o Museu Histórico disponibiliza o Guia on-line de seu acervo para pesquisadores. Com esta iniciativa, os pesquisadores têm acesso ao conteúdo de todos os fundos pessoais, institucionais e das coleções reunidas pelo museu desde a sua inauguração, em 1977. As consultas aos conteúdos registrados podem ser feitas livremente a partir da barra de busca ou a partir dos ícones “Fundos e coleções”, “Palavras-chave” e “Localidades” na parte superior à direita da tela. Acesse o guia neste link

História do Museu

Criado em 1977 como Museu Histórico da Faculdade de Medicina, a instituição passou a se chamar Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz – FMUSP em 1993, em homenagem a seu fundador, que foi um reconhecido médico e pesquisador da área de microbiologia e micologia médica, falecido em 2002 aos 86 anos de idade. O projeto museológico instituído se deu em bases privadas, com apoio da elite médica paulista e de parte significativa dos professores e alunos da própria faculdade. Foi reunido um material acerca de história médica e institucional pautada no ordenamento de marcos cronológicos da história política, além dos chamados cultos da medicina e da saúde pública. 

Atualmente, o museu volta-se para a sua interação com o público, quer seja ele de pesquisa, ensino ou apenas de visitação. Busca-se ampliar os estudos do patrimônio cultural existente, no sentido de ser cada vez menos instrucionista e cada vez mais educativo. Para isso, uma série de atividades foi contemplada, ampliando e aprofundando essa frequência e transformando a relação estabelecida com o seu público. Desse modo considera-se que o processo museológico é um processo educativo e de comunicação, contribuindo para que cada cidadão possa ver a realidade e expressá-la, qualificando o patrimônio cultural existente como formador e produtor de conhecimento sobre o passado histórico.

Acompanha as atividades do museu no site, no Instagram e no Facebook.

Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz, da Faculdade de Medicina da USP
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 455, 4º andar, Cerqueira César, São Paulo (em frente ao Metrô Clínicas, linha 2 – Verde)
Gratuito e aberto ao público em geral; o agendamento prévio só é necessário para grupos
Mais informações pelo telefone (11) 3061-7249 ou pelo e-mail: museu.historico@fm.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.