
.
A robótica educacional e as aulas de programação estimulam o raciocínio lógico, o pensamento computacional e fomentam a criatividade e a inovação em crianças, jovens e adultos. Porém, o acesso e aplicação prática de conceitos tecnológicos complexos ainda são um desafio. Pensando nisso, Roseli Aparecida Francelin Romero, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, organizou o livro Robótica Educacional, publicado pela coleção Acadêmica da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp). A obra apresenta kits robóticos e simuladores, orientando para a construção de robôs virtuais, com informações sobre ambientes de programação, e físicos, em plataformas como Lego, Pete e Arduino.
O lançamento oficial aconteceu no dia 13 de novembro, durante o 16th Brazilian Symposium on Robotics (SBR 2024), realizado em Goiânia. O evento reuniu pesquisadores, estudantes e entusiastas para discutir os avanços da robótica inteligente. “Foi muito especial, porque estávamos diante de um público extremamente engajado na área, que recebeu muito bem a proposta do livro”, disse Roseli durante o lançamento.
Segundo a organizadora do livro, ainda percebe-se uma falta de materiais em português que tragam exemplos testados e adaptados à realidade das salas de aula e das competições nacionais. Por conta disso, optou-se por um livro que abordasse essas dimensões. “Priorizamos exemplos reais e aplicáveis, permitindo que o material pudesse ser utilizado em competições de robótica e também no ensino”, explica Roseli.
O livro inicia com um panorama educacional no país e com a contextualização sobre as principais atividades e competições nacionais de robótica. Os autores ainda falam sobre kits de robótica amplamente utilizados na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), como o Kit Lego Mindstorms ev3 e o Kit Pete Alpha, além da programação com uso de Arduino. Um dos capítulos explora também as técnicas de inteligência artificial aplicadas à robótica, incluindo definição de trajetórias e estratégias de busca, com exemplos práticos e acessíveis como o Robotic Cognitive Adaptive System for Teaching and Learning (r-castle). No final, o livro destaca a percepção de educadores sobre a introdução da robótica na educação e vivências específicas, como a da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

.
Com 13 capítulos, a obra é um material didático estruturado e abrangente, que combina as experiências práticas e teóricas. A produção contou com a colaboração de 19 autores, entre professores do ICMC, ex-alunos e pesquisadores de outros estados e instituições internacionais, como a Universidade de Toulouse, na França, e a University College London, no Reino Unido. O processo de produção do livro se deu em cerca de quatro anos.
Coordenadora do Laboratório de Aprendizado de Robôs (LAR) no ICMC e tutora do grupo de robótica Warthog, bicampeão da Competição Brasileira de Robótica (CBR), a professora destaca a importância da obra: “Espero que o livro encoraje mais pessoas a explorar o fascinante universo da robótica educacional e a integrar essa tecnologia nas salas de aula, transformando o aprendizado em uma experiência inovadora e criativa”.
O livro Robótica Educacional está disponível para compra no site da Edusp neste link.
.
Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC