Arte sobre foto / Freepik

Gratuidades e descontos: confira as vantagens de ser aluno da USP

Benefícios no ambiente virtual vão de contas premium em aplicativos que ajudam na organização a acesso gratuito em bibliotecas virtuais

14/04/2021

Victoria Borges

Você sabia que estudantes, professores e outros funcionários da USP podem se cadastrar em diversas plataformas e usar vários serviços gratuitamente ou com desconto? Na maioria dos aplicativos e programas, basta apenas cadastrar-se com o e-mail institucional (@usp.br) para que os benefícios sejam validados.

Os serviços de tecnologia são providos, adquiridos e gerenciados pela Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) e os de publicações digitais têm a gestão da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), ambos órgãos da Universidade. Confira abaixo as oportunidades disponíveis:

Softwares e programas

Google Drive

O serviço de armazenamento em nuvem da Google está disponível de forma gratuita e ilimitada para os estudantes da USP. Nele, os alunos podem criar documentos, planilhas, formulários e apresentações, além de acessar os arquivos guardados a partir de qualquer dispositivo eletrônico. Para ativar o serviço, basta logar na plataforma com o e-mail institucional, cadastrado logo após a matrícula na Universidade.

Office 365 Education

Os alunos da USP também têm acesso gratuito à versão on-line do Office 365. O pacote inclui programas como o PowerPoint, Word, Excel, OneNote e Microsoft Teams, além de um drive remoto de 1Tb. Para ter acesso ao benefício, é só se cadastrar com o e-mail USP neste link e seguir as orientações do FAQ da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP. Vale lembrar que a STI não possui contrato direto com a Microsoft e a versão para download e instalação dos programas é paga por assinatura anual.

Autodesk

A Autodesk, desenvolvedora de softwares como AutoCAD, 3ds Max, Inventor, Maya e SketchBook, possui convênio com a USP que permite acesso gratuito aos seus programas. Para obter o benefício, basta o aluno fazer o cadastro seguindo o passo a passo deste link.

Softwares institucionais

Alguns programas como o Mathematica — utilizado em diversas áreas da engenharia, biologia, química, processamento de imagens, finanças, estatística e matemática, e também como ambiente para o desenvolvimento rápido de programas — e o MATLAB, programa interativo destinado a cálculos científicos, podem ser obtidos gratuitamente por alunos da graduação e da pós-graduação. Basta solicitar o acesso no Gerenciador de Licenças de Software (GLISE) da USP, neste link.

Tableau

O Tableau é uma plataforma de análise visual de bancos de dados, utilizada para fazer dashboards. Os estudantes da USP têm direito a um ano de acesso gratuito ao programa. Para ativar o benefício, é só fazer o cadastro com o e-mail institucional neste link e seguir as instruções da própria página.

Publicações digitais

Mais de 37 mil e-books da Elsevier

A comunidade USP pode acessar gratuitamente a coleção de e-books da Science Direct, uma das maiores plataformas de literatura acadêmica do mundo mantida pela empresa Elsevier. São mais de 37 mil títulos digitais, a maioria em inglês, entre livros e periódicos de todas as áreas de conhecimento, além de conteúdo integrado de várias fontes externas na forma de áudio, vídeo e conjuntos de dados. Para acessar a base de dados, os usuários da USP devem primeiro fazer o acesso remoto à rede VPN da Universidade (veja o tutorial abaixo), entrar no endereço www.sciencedirect.com/browse/journals-and-books clicar em “Register”, preencher os dados e pronto! É possível fazer downloads ilimitados no formato PDF. O convênio da USP com a Elsevier permite o acesso até março de 2022. 

Pressreader

Todos os alunos, professores e funcionários da USP têm acesso gratuito à plataforma PressReader, que disponibiliza mais de 7.400 publicações digitais de jornais e revistas sobre gastronomia, artes, ciências, esportes, saúde e entretenimento de mais de 60 países. Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Forbes, Popular Science e The Washington Post são exemplos de publicações presentes na plataforma. Para ter acesso ao recurso caso esteja fora da USP ou logado em um computador pessoal, o aluno deve se conectar a partir do VPN (Virtual Private Network) da Universidade. Depois, basta entrar neste link, que já terá acesso aos benefícios da plataforma. Mais informações sobre a plataforma e como acessá-la podem ser conferidas neste endereço.

Livros digitais

Diversas coleções de e-books em língua portuguesa estão disponíveis gratuitamente a todos os usuários da comunidade USP, desde que sejam acessados pelo VPN da Universidade (confira o tutorial ao final do texto). Dentre elas, destaca-se a plataforma Minha Biblioteca, acervo digital de livros de todas as áreas do conhecimento, que reúne mais de 5 mil títulos de livros (basta acessar este link logado na VPN USP, e clicar em “criar uma conta”). Outra biblioteca digital vinculada à Universidade é a Pearson, que conta com cerca de 8 mil títulos (basta acessar este link, logado na VPN USP, e fazer o cadastro de dados pessoais, login e senha). Em caso de dúvida sobre o acesso, o aluno deve entrar em contato com a biblioteca de sua unidade. Também há conteúdo disponível por meio de diretórios como o DOAB.

Revistas científicas

Revistas científicas internacionais de todas as áreas do conhecimento estão disponíveis gratuitamente a toda a comunidade USP. Os e-journals, como também são conhecidos, são editados em inglês e abordam temas específicos dentro das ciências biológicas, exatas e humanas. Para acessar as revistas, o usuário deve entrar neste link e estar conectado pelo VPN da USP.

Coleções temáticas

Há também diversas coleções digitais temáticas, cujo conteúdo está disponível em acesso aberto: 

Cursos

Coursera

Em 2020, a USP aderiu ao programa Coursera for campus, que conta com diversos cursos de universidades parceiras como Yale, Michigan, Princeton, Toronto, Sidney, Hong Kong, Moscou, o Imperial College, dentre outras. Os cursos, disponíveis por tempo indeterminado, concederão certificado gratuito aos alunos da Universidade. Para ter acesso, os alunos devem se cadastrar na plataforma, utilizando o e-mail USP.

Aplicativos e plataformas

Github Student Developer Pack (GSDP)

GSDP é um pacote que fornece acesso gratuito a 106 ferramentas hospedadas na plataforma GitHub — dentre elas, o Canva, aplicativo de design gráfico, e a Unity, software utilizado para criar jogos em 2D e 3D. É preciso criar uma conta no GitHub através deste link, e depois solicitar o benefício de estudante. Nessa fase, basta informar a faculdade em que estuda e inserir o e-mail USP. Todas as ferramentas e aplicativos disponíveis gratuitamente no GDSP podem ser conferidos aqui.

CamScanner

CamScanner é um aplicativo para sistemas  Android e iOS que permite digitalizar imagens de documentos, contratos e até trabalhos da faculdade. Os arquivos podem ser editados no próprio app e depois salvos em formato PDF ou JPG. Alguns recursos disponíveis apenas para assinantes — como a colagem de documentos em múltiplas páginas e a digitalização de livros — podem ser acessados gratuitamente por estudantes da USP, basta que o cadastro no aplicativo seja feito a partir do e-mail institucional.

Notion

O aplicativo de organização Notion também oferece benefícios para os universitários. Quem se cadastrar com o e-mail institucional tem gratuidade na versão para estudantes da ferramenta. O Notion está disponível on-line neste link e para download em dispositivos com os sistemas iOS e Android. Ele funciona como um espaço de trabalho para anotações, gerenciamento de projetos e de tarefas, e ainda promete ajudar na organização dos usuários.

Yoga Down Dog

Down Dog é um aplicativo que traz as diferentes modalidades do Yoga por meio de vídeos, com instruções de como fazer as posições e exercícios da prática. A versão paga do aplicativo está disponível gratuitamente para universitários até julho de 2021. Para ter acesso ao benefício, os estudantes devem baixar o app —  disponível para sistemas Android e iOS — e fazer o cadastro com o e-mail institucional neste link.

Spotify

O Spotify, serviço de streaming de música e podcast, fornece desconto de quase 50% para todos os universitários que optarem pela assinatura Premium. Para ativar o recurso, que pode ser aproveitado por até quatro anos, basta o estudante estar matriculado na Universidade e se cadastrar neste link, informando e-mail USP e anexando algum documento que comprove que é aluno da Universidade (como o histórico escolar, disponível no JupiterWeb).

Acesso VPN

Confira como funciona o acesso VPN à rede USP exigido por algumas plataformas:

1. CONEXÃO NA REDE USP

Se o usuário estiver fora da Universidade ou com um computador pessoal, além da conexão de internet é preciso fazer um acesso à VPN (Virtual Private Network) para a plataforma identificar que o acesso está sendo feito pela rede USP.

Para isso, baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação nos links:

2. USUÁRIO E SENHA

Conforme o tutorial, depois de instalado o aplicativo e de ter colocado os dados da rede VPN (vpn.semfio.usp.br), basta conectar usando o número USP como "username" e a senha única do usuário.

Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br e clique em "Esqueci minha senha" e siga as orientações da página.

3. ACESSO À PLATAFORMA

Com o VPN ativado, basta entrar no link da plataforma que pretende acessar.