.
Para fomentar a educação e a conscientização climática nas famílias e comunidades escolares será lançado nesta quinta, dia 14 de novembro, a publicação Educação climática: guia prático para famílias e educadores, material que traz dicas práticas e reflexões voltadas ao enfrentamento da crise climática e à promoção de uma educação climática inclusiva e participativa. O lançamento terá mesas-rendondas, das 9h às 12h, com especialistas na sala Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, no campus da USP da capital paulista. Também terá transmissão on-line pelo canal do YouTube do Saúde Planetária Brasil. Não é necessário fazer inscrição.
A cartilha é resultado de uma colaboração entre as mães do movimento Famílias pelo Clima e especialistas em educação e comunicação climática dos grupos Escolas pelo Clima e Saúde Planetária Brasil, ligado ao IEA. Também conta com o apoio do Programa USPSusten da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), da Reconectta e do Our Kids Climate. A publicação estará disponível para download gratuitamente nos websites dos realizadores – Famílias pelo Clima, Escolas pelo Clima e Saúde Planetária Brasil.
Com linguagem acessível e direcionada a pais, educadores e cuidadores, a cartilha busca apoiar ações concretas para um futuro sustentável, contribuindo para a formação de jovens mobilizados para as mudanças necessárias para o enfrentamento da crise climática.
“Os eventos extremos decorrentes do agravamento da crise climática têm aumentado em frequência e intensidade. A destruição no Rio Grande do Sul e a seca histórica na Amazônia são dois exemplos claros. Ainda dá tempo de limitar o aumento da temperatura do planeta e promover uma descarbonização capaz de frear o aquecimento global e seus impactos, mas precisamos agir já e coletivamente. A cartilha traz dicas práticas para familiares e educadores, para que seja possível quebrar o silêncio climático e promover ações engajadoras e mobilizadoras nas comunidades escolares”, destaca a jornalista Daniela Vianna, uma das autoras da cartilha, pós-doutoranda do Programa USPSusten, pesquisadora do Saúde Planetária Brasil e voluntária do movimento Famílias pelo Clima.
De acordo com a comunicadora Mariana Menezes, cofundadora do Famílias pelo Clima e coautora do guia, os estudos mostram que muitas mães, pais, crianças e adolescentes vêm sofrendo de ansiedade climática, especialmente aqueles que já sofrem as consequências de eventos climáticos extremos. “Quando os desastres acontecem, as escolas muitas vezes são o refúgio de famílias, além de serem as primeiras a terem suas atividades interrompidas. Então achamos que é um material muito relevante e oportuno para este momento.”
Já a geógrafa e educadora Samantha Graiki Proença, coautora da cartilha e voluntária do Famílias pelo Clima, explica que os especialistas têm falado que tão importante quanto o conhecimento sobre a ciência do clima, tão importante quanto entender o problema é saber que soluções para o seu enfrentamento já existem. “É fundamental que as escolas e as famílias mostrem esses caminhos para os estudantes. Assim, podemos juntos transformar nossa ansiedade em ação.”
Confira a programação do evento:
9h – Abertura
9h15 – Mesa redonda com autoras
- Daniela Vianna (Saúde Planetária Brasil e Famílias pelo Clima)
- Samantha Graiki Proença (Famílias pelo Clima)
- Livia Ribeiro (Escolas pelo Clima)
- Mariana Menezes (Famílias pelo Clima)
- Mediação: Antonio Mauro Saraiva (Saúde Planetária Brasil)
10h – Relato da experiência nas escolas
- Manuela Machado R. Venancio (Escola Terra Brasil, Atibaia-SP)
10h30 – Intervalo
10h45 – Mesa redonda – Repercussão com educadores
- Pedro Roberto Jacobi (Procam e IEA USP)
- Edson Grandisoli (IEA USP e Escolas pelo Clima)
- Tatiana Souza de Camargo (UFRGS)
- Mediação: Daniela Vianna (Saúde Planetária Brasil e Famílias pelo Clima)
11h20 – Perguntas e Respostas
11h50 – Encerramento
Para conferir a transmissão on-line acesse o canal do YouTube do Saúde Planetária Brasil.
.
Texto adaptado da Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados
.