Enciclopédia de Antropologia é atualizada e explica ao público temas da área

Há oito anos que o projeto, elaborado por professores e alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, apresenta diversos assuntos da antropologia a partir de uma linguagem acessível

 15/08/2023 - Publicado há 11 meses
Novos verbetes compõem a Enciclopédia de Antropologia – Arte sobre foto/EA

.
Com a missão de tornar a ciência menos restrita ao meio acadêmico e facilitar para o público geral a compreensão de conceitos científicos, a Enciclopédia de Antropologia foi desenvolvida em 2015 por estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação da Antropologia Social (PPGAS), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Neste ano, a enciclopédia, que pode ser acessada gratuitamente
neste link, foi atualizada e foram incluídos sete novos verbetes.

Desde o momento de sua criação, a Enciclopédia de Antropologia sintetiza informações — com uma linguagem acessível  — acerca de autores, instituições e obras. Um dos verbetes inéditos é sobre o autor Kabengele Munanga, que recebeu em junho o título de professor emérito da FFLCH e se consagrou como uma das principais referências da antropologia nos debates sobre negritude, antirracismo e relações étnico-raciais. Dentre outros tópicos presentes no documento, estão o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, acompanhado de uma definição sobre suas funções e um mapeamento de sua história, e também a Hutukara Associação Yanomami (HAY), a organização dos habitantes da Terra Indígena Yanomami (TIY). 

Segundo a coordenação editorial do projeto,  a elaboração dos textos parte dos diálogos em sala de aula e, por isso, são escritos por estudantes de pós-graduação. O propósito é expandir as discussões científicas para além de uma bolha acadêmica, de uma forma que até as informações sobre a obra Êxtase religioso: um estudo antropológico da possessão por espírito e do xamanismo, um dos verbetes que acabam de ser adicionados, sejam compreensíveis para um leitor considerado leigo.   

Todos os verbetes podem ser acessados on-line e de forma gratuita no site: https://ea.fflch.usp.br/. Os alunos interessados em participar da produção dos verbetes podem acessar o mesmo site e enviar os materiais necessários para os organizadores do projeto, que avaliam os textos nos meses de março e agosto. Mais conteúdos e informações também podem ser acessados nas redes sociais do projeto: Facebook | Youtube | Twitter.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.