Editora da USP lança livro digital sobre emergências na área da pediatria

A obra tem como autores médicos pediatras, otorrinolaringologistas, psiquiatras, hematologistas, cirurgiões pediátricos e fisioterapeutas que atuam no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

 25/07/2024 - Publicado há 4 meses
Fac-símile da capa do livro

A Editora da USP (Edusp) está lançando o livro Emergências Pediátricas, organizado pelas professoras do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Ana Paula de Carvalho Panzeri Carlotti e Alessandra Kimie Matsuno.

A obra, publicada no formato digital, é voltada a alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos de áreas da saúde, como medicina, enfermagem e fisioterapia, e tem como característica principal a multidisciplinaridade, incluindo como autores médicos pediatras, otorrinolaringologistas, psiquiatras, hematologistas, cirurgiões pediátricos e fisioterapeutas que atuam no Hospital das Clínicas da FMRP.

Com 933 páginas e 44 capítulos, o livro aborda temas como infecções de pele e partes moles em pediatria, doenças exantemáticas em crianças, dengue em pediatria, síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) associada à infecção pelo sars-cov-2, emergências em otorrinolaringologia pediátrica, bronquiolite viral aguda, crises de asma na emergência pediátrica, desidratação, ultrassonografia na emergência pediátrica, entre outros. Além disso, são apresentados casos clínicos ilustrativos e questões com respostas comentadas.

Segundo as autoras, “trata-se de obra didática que traz conhecimentos sobre emergências em pediatria, essenciais à formação de médicos durante a residência médica em pediatria e medicina de emergência, bem como os temas que devem ser de domínio de todos os médicos generalistas que trabalham nas unidades de pronto atendimento que atendem crianças”.

O livro Emergências Pediátricas pode ser adquirido no site da Edusp.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.