"Dia e Noite com as Estrelas" traz as últimas notícias do espaço intergalático

Boletim de pesquisadores da USP quer aproximar público dos conhecimentos científicos sobre astronomia e manter interação enquanto observatórios da Universidade seguem fechados

29/09/2020

Karina Tarasiuk

Arte sobre foto / IAG USP

Novas missões à Marte, chuva de meteoros, lua azul, a ciência brasileira. Esses são alguns dos temas do boletim Dia e Noite com as Estrelas publicado em setembro por pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, em São Paulo. A cada dois meses, a publicação traz notícias científicas sobre a astronomia para quem quer conhecer e saber mais o que está acontecendo no Universo.

O projeto pretende, de maneira regular, levar às pessoas interessadas informações em linguagem acessível, divulgação de eventos, notícias sobre o céu noturno no período, seção de perguntas e respostas, entre outros tópicos. “O grande diferencial da iniciativa em relação a outras manifestações do gênero, inclusive comerciais, é que nós temos condições de levar ao público, com uma linguagem igualmente clara, mas certamente mais precisa, temas de grande relevância, porém não necessariamente midiáticos”, diz o professor Ramachrisna Teixeira, coordenador do projeto, que conta com a colaboração do professor Roberto Boczko, ambos do IAG.

A elaboração dos textos é feita de forma voluntária por estudantes de graduação e pós-graduação da USP. O grupo conta com bolsistas que atuavam no atendimento ao público do Observatório Abrahão de Moraes (OAM) do IAG, na cidade de Valinhos, interior de São Paulo. Eles participavam de dois projetos Noite com as estrelas, que consiste em observações noturnas com telescópios durante um final de semana por mês; e Férias com mais estrelas, com duração de cinco dias e noites em julho com observações noturnas, oficinas, palestras e rodas de conversa durante o dia. Com o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, as atividades precisaram ser suspensas.

Ramachrisna Teixeira, professor do IAG - Foto: Divulgação/IAG

“A ideia surgiu de uma discussão visando superar a barreira de isolamento social e permitir aos alunos-monitores do OAM-Valinhos, bolsistas ou não, continuarem interagindo com o público”, explica Teixeira. O coordenador ainda está solicitando três bolsas específicas para o boletim no programa Aprender na Comunidade, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP, para ter mais colaboradores e conseguir alterar a periodicidade de bimestral para mensal. “A aceitação foi muito acima do esperado, inclusive por muitos colegas”, comenta Teixeira. “Com esse retorno e novas bolsas, espero em breve aumentar a produção”,  conclui.

O trabalho do boletim não foi idealizado para escolas, mas elas também fazem parte do público-alvo. O grupo pretende distribuir a publicação para professores e alunos e para as secretarias de educação em versões impressas.

O boletim pode ser encontrado na página do Facebook do OAM e é possível receber as próximas edições enviando e-mail ou número do celular para contatodncestrelas@gmail.com. Outras informações também podem ser acessadas pelo Instagram do Observatório Abrahão de Moraes.

Clique na imagem para ver a publicação em PDF ou navegue pelas páginas no quadro abaixo.

Para ver o primeiro número do Boletim Dia e Noite com as estrelas navegue pelas setas laterais (clique nas imagens para aumentar)