De terapia celular à agricultura espacial: festival “Pint of Science” fala sobre ciência em bares, praças e ônibus

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, bares e restaurantes de 179 cidades brasileiras vão receber pesquisadores e especialistas para conversar com a população sobre suas pesquisas; os bate-papos são gratuitos e sem necessidade de inscrição

 08/05/2024 - Publicado há 7 meses
Nova edição do festival celebra a ciência em 179 cidades – Foto: Divulgação/Pint of Science

.
O Pint of Science Brasil  é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível, promovendo bate-papos com pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. Evento anual, realizado em diversas cidades brasileiras, é parte do Festival Pint of Science, que ocorre simultaneamente em mais de 25 países. Neste ano acontecerá em 179 cidades, e as cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Pirassununga e Piracicaba, que têm campi da USP, participam do circuito com participação de pesquisadores da Universidade. Os encontros acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de maio, com participação gratuita e sem necessidade de inscrição.

Em São Carlos, as noites científicas começam sempre às 18h, na Praça XV de Novembro, com uma apresentação musical, seguidas de dois bate-papos sobre assuntos como inteligência artificial, agricultura espacial e enchentes – assunto mais que importante frente à tragédia vivida pelo Rio Grande do Sul por conta das mudanças climáticas; veja a programação na íntegra neste link. Já em Ribeirão Preto, os encontros acontecerão em três bares: Boteco Brazukis (rua Rui Barbosa, 902 – Centro), Cervejaria Invicta ( av. do Café, 1881 – Vila Amelia) e Cervejaria Lund (rua José Roberto Vitorazzi, 325 – Nova Aliança), com assuntos que vão de terapia com células CAR-T para combate ao câncer a pesquisas sobre dor e doenças inflamatórias; programação completa aqui.  

Em São Paulo, a programação conta com professores e pesquisadores da USP que se apresentam em bares dos bairros de Pinheiros e Vila Clementino. Confira mais informações clicando aqui.

E ainda tem palestras em Pirassununga, somente no dia 14 de maio, a partir das 19h30, no Polillo Restaurante (av. Painguás, 1.485, Jardim Rosim), com debates, por exemplo, sobre organismos geneticamente modificados; acesse aqui. E em Piracicaba, nos dias 14 e 15 de maio, às 19h, no Green Fish Brewing (rua Tv Amadeu Marchini, 40, Água Branca), abordando temas de fraudes e crimes e até sobre dengue; veja a programação neste link.

Nascido em Londres, em maio de 2013, o festival Pint of Science chegou ao Brasil em 2015. “De lá para cá, muita coisa mudou, e o festival ganhou o Brasil. Este ano, nosso país ocupa o primeiro lugar no pódio: a edição brasileira do evento é a maior do mundo. Em seguida, vem a Espanha, que fará o festival em 66 cidades; seguida pela França, com 52 cidades”, informa o material de divulgação da USP de São Carlos. 

O festival mobiliza especialistas brasileiros voluntários – Foto: Pint of Science/Ribeirão Preto

São Paulo

Em São Paulo, o professor do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Fernando Carbayo vai apresentar no dia 13 de maio, às 19h30, o tema Biólogos sabem de animais? na Cervejaria Tria, no bairro de Pinheiros (Rua Artur de Azevedo, 1902).

No mesmo dia e local, às 20h30, Claudia Namiki, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, vai falar sobre a A saga oceânica dos pequenos notáveis. Em seguida, às 21h30, Rodrigo Hirata, também da Licenciatura em Ciências da Natureza da EACH, vai tratar do tema Não sou cientista, pra que preciso da ciência?

No dia 14 de maio, a Cervejaria Tria terá como apresentação O Universo visto por James Webb (e seus colegas), às 19 horas, com Diego Falceta, da EACH. No dia dia 15 de maio, às 21h30, Luis Conti, também da EACH, fala sobre O mapa da Mina – o futuro da exploração mineral submarina.

Em outro local, às 19 horas, na Cervejaria Nacional, no bairro de Pinheiros (na avenida Pedroso de Morais, 604), Raul Abramo e Edivaldo Moura, ambos do Instituto de Física (IF) da USP vão apresentar O que é matéria escura?

Na Taverna Medieval, no bairro da Vila Clementino (Rua Gandavo, 465), dia 14 de maio, às 20 horas, Mariana Moura, doutora em Energia no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. Às 20h30, Fabio Ota, doutorando da USP, aborda o Cérebro Ativo – Inteligência Artificial e Videogame na Saúde. Às 21h, Maria Veras, doutora em Medicina pela USP, fala sobre Quem financia a pesquisa sobre saúde LGBT?

No dia 15, mesmo local, Eloiza de Oliveira Silva, doutoranda da Escola de Enfermagem (EE) da USP, fala às 19 horas sobre Pesquisa translacional no gerenciamento das doenças renais.

São Carlos 

Um forró da matemática seguido por um bate-papo sobre a estranheza da mecânica quântica são temas que vão abrir o festival de comunicação pública da ciência Pint of Science em São Carlos, na noite de 13 de maio, próxima segunda-feira.

Já na terça, dia 14, é a vez de viajar pela agricultura espacial e também compreender como surgem os conflitos que rondam nossa paisagem, tais como as enchentes, por exemplo. Na última noite do festival, dia 15 de maio, quarta-feira, será possível descobrir o que pesquisa e quem estuda as ciências humanas, além de debater os limites e as possibilidades da inteligência artificial.

Todo esse conhecimento poderá ser saboreado gratuitamente, basta você se acomodar na arena instalada na Praça da XV, no centro da cidade. E se quiser, literalmente, saciar sua sede e sua fome, basta andar pela redondeza e prestigiar as delícias da Feira de Economia Solidária.

Serão três noites gratuitas repletas de muita ciência, cultura e diversão, sempre começando às 18 horas com uma apresentação musical, e prosseguindo com uma sequência de dois bate-papos: o primeiro iniciando às 19 horas e o segundo, às 20h30. Durante os bate-papos, a população terá a oportunidade de conversar diretamente com pesquisadores da cidade que estão trabalhando para gerar novos conhecimentos e tecnologias em diferentes áreas do saber. Gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada, o festival não demanda inscrições prévias.

Além da programação noturna, nas manhãs e tardes dos dias 13, 14 e 15, a ciência também vai, literalmente, circular pela cidade de São Carlos. Grupos de cientistas da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vão percorrer os ônibus do transporte coletivo do município para falar sobre suas pesquisas com passageiros, promovendo a ação Ciência em Movimento.

Por fim, no último dia do festival, na noite do dia 15 de maio, serão oferecidas, ainda, duas edições gratuitas da oficina Ciência em Cartaz. A oficina é um convite para que pessoas de todas as idades, por meio de uma atividade totalmente lúdica, reflitam e criem colagens sobre inteligência artificial. A partir de grafismos, letras, fotos e ilustrações, a população poderá usar colas e tesouras para produzir imagens inspiradas nas possibilidades e limitações da inteligência artificial.

Serão disponibilizadas 40 vagas para quem deseja participar da oficina que terá início às 19 horas e mais 40 vagas para quem preferir iniciar a atividade às 20h30. As duas turmas confeccionarão os cartazes dentro da própria tenda montada para abrigar o festival, na Praça XV de Novembro, sob a coordenação da artista visual Priscila Belloti. A oficina é a única atividade que demanda inscrições prévias, por meio deste formulário.

Ribeirão Preto 

São três bares que receberão os pesquisadores. A programação na Cervejaria Invicta terá, no dia 13 de maio, Norberto García Cairasco (professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP) e Crispim Antonio Campos (professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar); o dia 14 de maio terá a bióloga Isadora Marques Paiva, que trabalha com o desenvolvimento de linhagens celulares e animais geneticamente modificadas para estudo de dor e doenças inflamatórias, e o biomédico Atlante Silva Mendes, que atua no recrutamento de células imunes para as barreiras; e no dia 15 de maio o tema será Nanotecnologia aplicada no dia a dia.

Na Cervejaria Lund, no 13 de maio, os convidados são a professora Rita Tostes (Chair); o biomédico Jeimison Santos (mestre e doutor pela FMRP), que investiga o papel dos hormônios sexuais sobre a função cardiovascular; Silvio Franceschini, coordenador do Ambulatório de Sexualidade do Centro de Saúde Escola da FMRP; e Rafiki Canário, enfermeiro que atua no centro de terapia intensiva da unidade de emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, falando do tema Transexual e Bisexual. Dia 14 de maio será a vez do biólogo e neurocientista Danilo Benette Marques, com pesquisa que foca no desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina para o tratamento da depressão, e o biólogo e neurocientista em formação Benedito Alves, entusiasta de IA e de suas intersecções com as neurociências. No dia 15 de maio o bate-papo gira em torno dos tipos de IAs e como empreender com inteligência artificial aplicada em produtos. 

No Boteco Brazukis, dia 13 de maio, a pesquisadora Sabrina Condi fala sobre ciência, processos, desenvolvimento de novas leveduras e controle de qualidade; no dia 14 de maio, participam da conversa Adriana Manfiolli, sócia na In Situ Terapia celular, responsável pelo desenvolvimento de novos produtos; Elaine da Cunha, sócia das empresas Lychnoflora e Heborá; e Flávia do Prado Vicentin, que atua há 18 anos como Agente de Inovação junto ao Polo Ribeirão Preto e Bauru da Agência USP de Inovação (Auspin); e no dia 15 de maio, o tema é a terapia com células CAR-T, exemplo bem-sucedido do uso de engenharia genética para combater o câncer, levando pacientes até então sem opções terapêuticas à cura de tumores hematológicos. 

Pirassununga 

Os encontros acontecerão somente no dia 14 de maio, das 19h30 às 21h30, iniciando com o tema Mitos e verdades sobre organismos geneticamente modificados, por Heidge Fukumasu (professor da Faculdade de Engenharia e Zootecnia de Alimentos – FZEA/USP), já que o Brasil é o segundo maior produtor de grãos geneticamente modificados (OGMs) no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A segunda palestra vai abordar A importância dos animais para a ciência, com Daniele dos Santos Martins (professora da FZEA), fala sobre o uso que está presente no dia-a-dia e, portanto, é importante para entender como o trabalho dos profissionais dessa área funciona, além de essencial para formar uma opinião adequada sobre esse tema tão discutido no mundo hoje. Por fim, Adriano Bonfim Carregaro (professor da FZEA) aborda questões que atrapalham a execução de tarefas, das mais simples às mais complexas. 

Piracicaba

Na cidade, os bate-papos acontecerão nos dias 14 e 15 de maio, a partir das 19h. No primeiro dia, o tema Detetives forenses – Como os isótopos podem identificar fraudes? será abordado pelo professor Luiz Antonio Martinelli (Centro de Energia Nuclear na Agricultura – Cena/USP), e CSI Piracicaba – Como a odontologia legal pode elucidar crimes? será ministrado pelo professor Eduardo Daruge Jr.(Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp). Já no dia 15 de maio, É o fim da picada! – A ciência no combate à dengue é assunto da professora Mara Lúcia Gravinatti (Unicep São Carlos) e Dá barato? – Desmitificando o uso medicinal da cannabis é tema abordado pela a professora Talita Bonato de Almeida (Universidade Anhembi Morumbi de Piracicaba). 

Pint of Science Brasil
Dias 13, 14 e 15 de maio em 179 cidades
Mais informações no site do evento: https://pintofscience.com.br/

.

*Com informações de Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.