.
Texto: Livia Uchoa*
Estão abertas as inscrições para o curso Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL, que será ofertado na plataforma Moodle, de 2 de dezembro de 2024 a 30 de março de 2025, com aulas on-line e assíncronas. Inspiradas no conceito Cidades MIL da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), as atividades buscam contribuir para a divulgação do modelo, suas diferenças e semelhanças com o conceito das cidades inteligentes. Inscreva-se até o dia 20 de novembro para participar pelo sistema Apolo.
O curso terá aulas sobre as bases gerais das Cidades MIL da Unesco e da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI). Também serão discutidos os indicadores da Unesco, que orientam as Cidades MIL, e as aplicações do conceito em cidades universitárias e bairros. As atividades serão divididas em quatro módulos, ministrados por acadêmicos, professores, pesquisadores e estudantes da área.
“O primeiro módulo é introdutório e dá aos participantes a oportunidade de aprender sobre o histórico da Unesco, bem como compreender e dominar a abordagem AMI e a grande dimensão das Cidades MIL. Os demais módulos têm como foco o desenvolvimento, de forma eficiente e eficaz, os 13 indicadores que permeiam as Cidades AMI e que contribuem para a sua compreensão estratégica”, explicam os organizadores.
As aulas se integram com as linhas de pesquisa e atuação do Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento de Cidades MIL (CIIDMIL) do IEA. Elas foram pensadas para um público diverso e engajado em causas de inovação e transformação social, como lideranças comunitárias, empresários que trabalham com plataformas digitais e influencers, educadores, artistas, cidadãos comuns, ou qualquer profissional que tenha o interesse e compromisso de promover cidades tecnológicas, baseadas nos princípios das Cidades MIL.
Coordenado pela professora Adriana Backx Noronha Viana, da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA) da USP, e Felipe Chibás-Ortiz, vice-coordenador do CIIDMIL do IEA, o curso é baseado no livro Das Cidades Inteligentes às Cidades MIL, Métricas Inspiradas na Visão da Unesco, publicado pela USP com apoio da Unesco MIL Alliance.
O que são Cidades MIL?
Conceito criado em 2018 pela Unesco, Cidades MIL são espaços urbanos que aplicam os princípios da alfabetização midiática e informacional em toda a cidade, com foco na capacitação do cidadão. Segundo a organização, o conceito pode contribuir para aumentar o acesso à informação, estimular o envolvimento cívico, permitir o diálogo intercultural e inter-religioso, combater a desinformação e o ódio e criar oportunidades econômicas, sociais e culturais.
Para mais informações e programação completa do curso, clique aqui.
.
Da Assessoria de Comunicação do IEA