Carreira na gastronomia tem pouco glamour e muita dedicação

Professor de gastronomia na USP, professor José Roberto Yasoshima conta que muitos alunos se decepcionam quando percebem que o glamour não se reflete no dia a dia

 07/07/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Para chegar ao posto máximo de chef de cozinha num restaurante, o profissional precisa lavar pilhas de pratos, descascar muitas batatas, cortar temperos e até varrer o chão. É o que conta o professor de Gastronomia e Hospitalidade do curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, José Roberto Yasoshima.

Na entrevista que concedeu à jornalista Miriam Ramos no programa Abrace uma Carreira, o especialista explica que tomar conhecimento dessa realidade leva o interessado em gastronomia – uma das profissões mais procuradas do País – a ter pé no chão e não se iludir com o glamour da profissão.

As aulas no curso da EACH são essencialmente práticas. Yasoshima coloca os alunos na bancada para aprender os cortes das cozinhas regionais e internacionais e desenvolver o conhecimento cultural dos pratos. Segundo o professor, o mercado é promissor. É preciso considerar, no entanto, que a carreira exige estudos em cozinhas do exterior e é preciso muito investimento e anos de dedicação para passar a receber os salários dos famosos chefs de cozinha.

Bloco 1

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download logo_radiousp

Bloco 2

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download logo_radiousp

Bloco 3

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download logo_radiousp

 

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas sobre as profissões. Em cada edição, um especialista é convidado para contar suas experiências e responder às perguntas dos ouvintes. Participam ainda estudantes da área que relatam suas expectativas ao abraçar uma carreira e a realidade que enfrentam para concretizar esse sonho.

O programa vai ao ar às quintas-feiras, das 13 às 14 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.

Mais informações: email abrace@usp.br

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.