Arte de capa: Famigerado Estúdio

o mar não está pra peixe

Um podcast sobre tudo de bom que o oceano faz por nós, e tudo de ruim que estamos fazendo com ele. Uma série em cinco episódios, com lançamentos quinzenais, a partir de 4 de julho de 2024. Produzido pelo Jornal da USP, com apoio do Instituto Serrapilheira.

Apresentação: Herton Escobar

Produção
: Herton Escobar (reportagem) e Guilherme Fiorentini (áudio)

Episódios (datas): "Em águas quentes" (4/7); "Entre a rede e o anzol" (18/7); "Afogando em plásticos" (1º/8); "Destruição à beira-mar" (15/8); "Tempestade perfeita" (29/8)

PODCAST

O Mar Não Está Pra Peixe #2: Entre a rede e o anzol

Promover a sustentabilidade da pesca é um dos maiores desafios de conservação da biodiversidade marinha. Mais de um terço dos estoques pesqueiros do mundo estão sendo explorados de forma excessiva, segundo a FAO, mas pesquisas mostram que é possível reverter esse quadro com uma boa gestão da pesca. Só que o Brasil não produz estatísticas pesqueiras há mais de uma década

O Mar Não Está Pra Peixe #1: Em águas quentes

O oceano está cada vez mais quente; as ondas de calor estão cada vez mais frequentes; e os recifes de coral nunca estiveram tão ameaçados. A reportagem do Jornal da USP foi a campo com pesquisadores para registrar o branqueamento de corais e entender como o aquecimento global ameaça a biodiversidade e os ecossistemas marinhos mundo afora. “Bem-vindo ao clube dos desesperados”

O Mar Não Está Pra Peixe #teaser

Já parou para pensar em tudo que o oceano faz de bom por você, e tudo de ruim que nós estamos fazendo com ele? Esse é o tema de um novo podcast produzido pelo Jornal da USP, com apoio do Instituto Serrapilheira, que vai mergulhar em temas como aquecimento global, pesca, poluição plástica, áreas marinhas protegidas, desenvolvimento sustentável, e o que tudo isso tem a ver com o futuro do nosso planeta.