
Blog

Arte com uso de ícones Flaticon
Quilombo Academia
Programa que aborda temas afrodescendentes, indígenas e latinoamericanos por meio da música e dos artistas brasileiros.
Apresentação: Celso Prudente
Produção: Dacirlene Célia Silva e Luiz Pavan
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: quinta, às 13 horas e reprise domingo, às 19h30
Duração: 30 minutos
Compartilhar:
PODCAST
Quilombo Academia: A africanidade da composição unida na negritude da voz, com Jorge Aragão e Sandra de Sá
O matriarcalismo africano da voz de Sandra de Sá, com a composição negra de Jorge Aragão
Quilombo Academia: O canto negro na luta contra a hegemonia eurocaucasiana, em Chico Cesar e Lazo Matumbi
O amor na poesia performática da tamboralidade de Lazo Matumbi e Chico César
Quilombo Academia: A herança africana lúdica gregária na festividade sertaneja do canto de João do Vale
A consciência do respeito à biodiversidade na africanidade musical de João do Vale
Quilombo Academia: A alegria como traço de ancestralidade no canto do samba-enredo de Chico Buarque
A circularidade sagrada da africanidade e a subjacência dos pés na roda de samba de Chico Buarque
Quilombo Academia: A essência africana na genialidade do canto de Adriana Calcanhoto
Influência da baianidade negra na magia da música miscigênica de Adriana Calcanhoto
Quilombo Academia: A tamboralidade negra na baianidade musical da Maria Bethânia e Caetano Veloso
A africanidade é componente estruturante no canto do Caetano e Bethânia
Quilombo Academia: A tamboralidade no canto negro da Sandra de Sá e Chico Cesar
A negritude musical da Sandra de Sá e Chico Cesar
Quilombo Academia: A herança da africanidade na musicalidade do Erasmo Carlos e Xênia França
Onirismo utópico e identidade negra no canto da Xênia França e Erasmo Carlos
Quilombo Academia: O quilombo utópico na poesia musical de Ivone Lara e Ney Matogrosso
O onirismo negro na música de Ney Matogrosso e Ivone Lara
Quilombo Academia: O sentimento negro no canto de Mariana Aidar e Nelson Ferraz
A liberdade como expressão negra na musicalidade de Nelson Ferraz e Mariana Aidar