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Quilombo Academia
Programa que aborda temas afrodescendentes, indígenas e latinoamericanos por meio da música e dos artistas brasileiros.
Apresentação: Celso Prudente
Produção: Dacirlene Célia Silva e Luiz Pavan
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: quinta, às 13 horas e reprise domingo, às 19h30
Duração: 30 minutos
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PODCAST
Quilombo Academia: Mart’nália a princesa herdeira da emergente epistemologia negra da Vila Isabel
Mart’nália revela a força clânica do samba crítico e reflexivo de Martinho da Vila
Quilombo Academia: Clementina de Jesus tem o canto da corporalidade negra
O canto de Clementina de Jesus é a legitima herança lúdica gregária africana
Quilombo Academia: A herança do matriarcado africano na música de Rosa Marya Colin e Nelson Sargento
Ética e nuance de romantismo dialética no canto de Nelson Sargento e Rosa Marya Colin
Quilombo Academia: A africanidade no sofisticado arranjo de Moacir Santos e Alexandre Vargas
A genialidade negra da musicalidade de Moacir Santos e Alexandre Vargas
Quilombo Academia: A africanidade da composição unida na negritude da voz, com Jorge Aragão e Sandra de Sá
O matriarcalismo africano da voz de Sandra de Sá, com a composição negra de Jorge Aragão
Quilombo Academia: O canto negro na luta contra a hegemonia eurocaucasiana, em Chico Cesar e Lazo Matumbi
O amor na poesia performática da tamboralidade de Lazo Matumbi e Chico César
Quilombo Academia: A herança africana lúdica gregária na festividade sertaneja do canto de João do Vale
A consciência do respeito à biodiversidade na africanidade musical de João do Vale
Quilombo Academia: A alegria como traço de ancestralidade no canto do samba-enredo de Chico Buarque
A circularidade sagrada da africanidade e a subjacência dos pés na roda de samba de Chico Buarque
Quilombo Academia: A essência africana na genialidade do canto de Adriana Calcanhoto
Influência da baianidade negra na magia da música miscigênica de Adriana Calcanhoto
Quilombo Academia: A tamboralidade negra na baianidade musical da Maria Bethânia e Caetano Veloso
A africanidade é componente estruturante no canto do Caetano e Bethânia