Mais do que nunca, inundações, chuvas torrenciais e alterações de clima vêm acontecendo predominantemente no espaço urbano e no periurbano. Paulo Saldiva atribui isso às ilhas de calor urbano, uso do solo como se fosse um deserto de concreto e asfalto. Esse cenário colabora para a centralização de chuvas torrenciais em pontos específicos. “Há outros erros também de drenagem urbana, que fizeram com que rios fossem submersos e, nessas horas de chuva, o que era desenhado para passar carro em cima volta a ter água por baixo. É uma pena, porque, além dos estragos físicos, as pessoas que têm suas casas inundadas perdem tudo. E as perguntas para resolver isso e as questões que são postas são distintas”. De todo modo, recuperar o verde se torna fundamental.
Como alternativa, o colunista sugere a implantação de telhados verdes e, principalmente, bosques, “onde seja possível, qualquer terreno abandonado, e, ao mesmo tempo, com isso, gerar emprego para que aquelas pessoas que não são dignificadas com o trabalho decente possam se ocupar do manejo dessas áreas e da sustentabilidade. Acho que nós temos que construir o modelo de resiliência urbana e acho que as universidades terão que colaborar para isso”.
Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.