Clique aqui para fazer download
O filósofo e escritor indígena Daniel Munduruku (foto) é doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos, ganhador de vários prêmios, faz parte do povo Munduruku que está presente em três estados brasileiros, como Pará, Mato Grosso e Amazonas.
Hoje atua na área de literatura que, que considera, algo novo entre a população indígena. Segundo Daniel, houve um avanço nos últimos 15 anos em números de indígenas que são formados ou estão nas universidades. Ele considera que se qualificou com a formação acadêmica, mas ainda é pouco com o número de indígenas que não tem acesso a universidades no País.
Para ele, também falta oportunidade para a literatura indígena. Além de ter crescido bastante o número de livros lançados por índios, sendo para crianças e adultos, falta espaço para eles nas editoras e no governo. “Hoje existem entre 35 e 40 autores indígenas com uma produção relativamente grande”, conta Daniel.
Daniel conta, ainda, dos espaços perdidos pelos índios para os latifundiários e agricultores com a falta de demarcação e cita a política que beneficia mais a economia do que a cultura que os povos indígenas podem gerar. “Isso cria insegurança que se refletiu em uma crescente de assassinatos e invasão de territórios. Tudo com uma postura indiferente do governo brasileiro”, completa.
Ele também faz parte de grupos que promovem caravanas literárias, visitas às escolas e desenvolve projetos para espalhar a literatura indígena pelo Brasil, além de ser autor do blog http://danielmunduruku.blogspot.com.br/.
O Programa Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla. Produzido e apresentado pelos professores José Marcelino de Rezende Pinto e Marcelo Pereira de Souza.
Por: Paulo Henrique Moreno