Hard rock e sua influência na transformação do rock

Responsável por separar o pop dos anos 60 do novo rock, esse subgênero também permitiu o surgimento do metal

 02/12/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 10/01/2020 as 13:27
Logo da Rádio USP

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario De Vivo dá início a uma série de programas sobre hard rock.  Segundo o professor, esse subgênero é a essência do rock, pois, todas as bandas desse gênero já utilizaram elementos do hard rock em algum momento em suas músicas.

O hard rock também foi responsável por separar o  elemento pop dos anos 60 do novo rock, além de permitir o surgimento do metal e de que outros estilos se distanciassem do rock raiz. De Vivo destaca que a força do hard rock inglês foi sempre maior do que o hard rock americano e demonstra o fato através de comparações entre músicas como Gotta keep movin’ da banda americana MC5 e a música Fireball da banda inglesa Deep Purple.  

Ouça no link acima a íntegra do programa História do Rock.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.