Equipamentos simples podem fazer análises biomecânicas elaboradas

A biomecânica é uma disciplina bastante aplicada na área da ciência do esporte, que utiliza testes para calcular a medida de desempenho do atleta

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre a biomecânica, disciplina bastante aplicada na área da ciência do esporte, que utiliza testes para calcular o desempenho do atleta. Segundo o professor, existem trabalhos que tentam fazer aproximação entre alunos de graduação, e até mesmo profissionais, e a biomecânica, para aplicar esses testes de forma válida no dia a dia. 

Na coluna, Santiago cita alguns desses estudos, como, por exemplo, o da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, que faz essa aplicação para analisar o chute, e outro que faz parte do livro Biomechanics of Training and Testing, publicado em 2018 pela Editora Springer, com instruções de simples aplicação em testes de campo.

Em diversas situações do dia a dia, muitos profissionais acabam recorrendo a pesquisas de alto nível na ciência da tecnologia e esporte e conseguem, com criatividade, realizar adaptações com instrumentos acessíveis e concluir análises da mesma forma. “Existem profissionais que conseguem ser bastante criativos e utilizam equipamentos simples como celulares, trena e cronômetro para fazer análises biomecânicas extremamente elaboradas”, destaca.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.