Se o consumidor diz que o livro é caro, precisamos respeitar a sua opinião, diz a professora. O mercado editorial é muito variado e complexo. Há livros e livros. E há livros, ou melhor, há subsetores ou mesmo temáticas cujos livros são mais caros do que outros. Os caminhos para a gente compreender essa realidade são muitos. O que se pode dizer em meio a esse universo tão rico e diversificado de papel e tinta é que existem livros para todos os bolsos. A questão se complica para edições de nicho, aquelas que saem com uma tiragem pequena, não excedendo os mil exemplares, como é o caso do subsetor CTP e, dentro dele, os livros universitários, que mais perderam mercado nos últimos anos.
A lei de regulação do preço do livro, a chamada Lei Cortez, é mais do que bem-vinda, afirma a professora. Está provado que o preço do livro caiu após a adoção dessa lei em muitos países; e que o preço subiu onde a lei foi abandonada e adotado o livre-comércio, como é o caso da Inglaterra.
Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
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