Entropia, segunda lei da termodinâmica

Entre os conceitos apresentados, está o de que uma energia utilizada se dissipa e não pode ser usada outra vez

 Publicado: 18/07/2024

Na coluna desta semana, o professor José Eli da Veiga optou por fazer uma pergunta, ao contrário do tradicional comentário. A pergunta é a seguinte: o que é entropia? O professor incentiva as pessoas que não puderem responder a essa pergunta,  que busquem e procurem se inteirar, porque “o que eu vou dizer não vai de jeito nenhum esclarecer, vai, ao contrário, aumentar talvez a dúvida dos que já ouviram falar e não têm muita certeza do que seja”, recomenda.

Eli da Veiga diz que sua experiência, “e eu lido com esse tema tempo suficiente”, mostra que com frequência os próprios físicos, “quer dizer, gente que se formou em Física na universidade, não entende o que que é entropia”. Ele esclarece que os físicos estudam a termodinâmica, cuja primeira lei é muito conhecida: a lei da conservação de energia. “Isso, provavelmente, todo mundo já ouviu falar, mas tem uma segunda lei da termodinâmica, que é a dita da entropia. E que, em princípio, diria que, em qualquer coisa que a gente faça, parte da energia utilizada se dissipa e não pode ser outra vez utilizada para mais alguma coisa”. Mas o colunista acrescenta que não está respondendo o que é entropia, está apenas dando uma ideia do que diz a segunda lei da termodinâmica. “E é essa ideia que, em princípio, nos leva, por exemplo, a concluir que o crescimento econômico não pode jamais ser eterno, ou seja, em que algum momento na história da humanidade nós vamos ter que, para nos desenvolvermos ao contrário, evitar de crescer, se possível, até decrescer. Essa é uma ideia absolutamente fundamental.”

O professor diz que é impossível, no tempo de uma coluna, tratar desse tema, por isso, convida os ouvintes a lerem sua coluna no jornal Valor Econômico de amanhã, na sexta-feira (19/07).


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.